Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Jaguar Land Rover negocia fábrica

Publicado em 19/02/2013

Pimentel recebeu o CEO Ralph Speth e o presidente da associação dos fabricantes de autopeças, Paulo Butori

A manhã da segunda-feira, 18, do ministro do Desenvolvimento,Fernando Pimentel, foi quase que inteira dedicada a encontros com representantes do setor automotivo. Às 10h o ministro recebeu em seu gabinete no MDIC em Brasília o CEO da Jaguar Land Rover, Ralph Speth, que veio junto com Flavio Padovan, presidente da empresa para América Latina e Caribe. Na sequência, às 11h, foi a vez de receber Paulo Butori, presidente do Sindipeças, a associação dos fabricantes de autopeças.

Nenhum representante da Jaguar Land Rover comentou a respeito da reunião com o ministro. A assessoria do MDIC afirmou que não podia informar exatamente o que foi discutido, mas confirmou que o CEO Ralph Speth veio apresentar investimentos previstos pela empresa no País. Há mais de um ano a fabricante de automóveis de luxo estuda a possibilidade de instalar uma fábrica no Brasil. Segundo já informou Flavio Padovan, o projeto estava em andamento em 2011, mas quando o governo adotou a sobretaxação de IPI sobre veículos importados ou com baixo conteúdo nacional, os planos foram colocados na gaveta.

Em outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, Speth disse que a confirmação sobre a possível fábrica no País teria de esperar pela análise do então recém-anunciado regime automotivo, o Inovar-Auto, que traz uma série de exigências de investimentos em fabricação local, pesquisa e desenvolvimento para beneficiar com descontos fiscais os novos investidores, como poderá ser a Jaguar Land Rover. Com a visita ao ministro Pimentel na segunda-feira, as negociações parecem avançar.

O presidente do Sindipeças, segundo a assessoria do MDIC, veio falar sobre diversos temas ligados ao setor. Desde o início do ano passado, meses antes mesmo da publicação do decreto que regulamentou o Inovar-Auto, a associação dos fabricantes de autopeças vem negociando medidas para fortalecer o segmento, que há anos vem perdendo competitividade, com faturamento em queda, balança comercial negativa e investimentos abaixo do necessário para acompanhar o crescimento da produção de veículos no País.

Fontes do setor de autopeças afirmam que está em gestação no governo o Inovar-Peças, com medidas semelhantes às já adotadas para as montadoras, para incentivar a produção local e maiores investimentos no setor.

Paulo Butori defende a regulamentação de um sistema de rastreabilidade das autopeças usadas na produção nacional de veículos. Da maneira como está, as montadoras podem comprar dos sistemistas conjuntos com grande quantidade de componentes importados e, ainda assim, abater o valor da exigência mínima de compras locais prevista no Inovar-Auto, para obter descontos de IPI.

O Sindipeças procura mostrar ao governo que os novos veículos lançados no Brasil são projetados sobre plataformas externas, com grande volume de sistemas com alto conteúdo de peças importadas. A entidade pede a revisão da NCM, a Nomenclatura Comum do Mercosul, para acompanhar com maior exatidão tudo que é importado e exportado no setor, pois a lista atual não contempla todos os tipos de componentes e existiria uma série de importações camufladas como “outros”. Os fornecedores também querem reforço nas regras de conteúdo local, redução de encargos sociais, mais acesso a financiamentos de longo prazo e corte ou eliminação de impostos sobre investimentos. 

Fonte: Pedro Kutney, Automotive Business

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube