Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Funcionários da GM aprovam acordo que prorroga licença remunerada

Publicado em 15/10/2012

Decisão foi feita em assembleia na manhã desta segunda-feira (15). Sindicato e empresa negociam manutenção dos 1.606 postos de trabalho.

Os trabalhadores da General Motors em São José dos Campos, no interior de São Paulo, aceitaram em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (15) o acordo para prorrogar até 26 de janeiro a licença de 824 trabalhadores que estão com contratos suspensos na montadora desde setembro.

O acordo, firmado entre a GM e o Sindicato dos Metalúrgicos na última quinta-feira (11), também será votado pelos trabalhadores do 2° turno às 14h. A medida prevê que até janeiro seja assegurada a manutenção dos 1.606 empregos ameaçados na empresa. Não estão programadas demissões no período.
O layoff dos trabalhadores, que pelo acordo inicial terminaria no próximo dia 30 de novembro, poderia culminar na demissão dos trabalhadores. A empresa não descarta demitir em massa após o fim do novo prazo.

Com o acordo, os funcionários com os contratos de trabalho suspensos terão direito a receber o 13º salário em dezembro, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em janeiro e continuam recebendo os salários por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). As demissões estão temporariamente suspensas.

O Programa de Demissão Voluntária (PDV) também será mantido. Desde agosto, 234 trabalhadores aderiram ao recurso - 101 deles inscritos no layoff. A meta da empresa é chegar a 1.840 colaboradores.

Janeiro é o prazo limite para a empresa manter os funcionários com os contratos suspensos por meio do benefício do Governo Federal. A reunião da última quinta-feira seria a última e decisiva de uma rodada de negociações que começou em setembro. Por meio do acordo, as discussões continuam até o fim de janeiro.Desde 4 de agosto, a empresa e o sindicato fizeram reuniões pela manutenção dos empregos na Montagem de Veículos Automotores (MVA) - uma das oito fábricas do Complexo Industrial da GM em São José e que poderia ser fechado em 30 de novembro.

O Sindicato cobra dos governos Federal e Estadual intervenção para evitar as demissões em massa na unidade da GM em São José.
Entre as propostas apresentados pela entidade estão a nacionalização da produção de veículos importados pela montadora e o compromisso da empresa em manter os empregos enquanto estiver sendo beneficiada por medidas do Governo, como a redução do Impostos Sobre Produtos Industrializados (IPI).
De acordo com o sindicato, a GM importou 90 mil unidades em 2011 e deve superar a marca até o final deste ano. Atualmente a empresa importa dois modelos - o Sonic, da Coreia do Sul e o Classic, da Argentina.

Fonte: G1

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube