Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Governo reduz juros e facilita a compra e renovação da frota de caminhões

Publicado em 12/09/2012

Governo reduz juros e facilita a compra e renovação da frota de caminhões

 

clique para ampliar clique para ampliarVolvo (Foto: Divulgação)

Os juros de financiamento para a compra de caminhões por transportadores autônomos ou para a renovação da frota das empresas estão mais acessíveis. No final de agosto, o governo anunciou um novo Pacote Econômico com ações que contemplam o setor de transporte: melhores condições em programas já existentes e novas linhas de financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A ação mais importante é a mudança nas taxas de juros do Procaminhoneiro e do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que baixaram de 5,5% para apenas 2,5% ao ano. Nos dois casos, o benefício é válido até 31 de dezembro deste ano e o prazo máximo de parcelamento continua em 120 meses. O Procaminhoneiro pode ser utilizado para a aquisição de caminhões e implementos rodoviários (novos e usados), enquanto os recursos do PSI destinam-se somente à compra de caminhões novos.

Segundo avaliações da Confederação Nacional do Transporte (CNT), essas condições são bastante vantajosas e devem ser aproveitadas por quem precisa comprar um caminhão ou renovar a frota. Além de mudanças no Procaminhoneiro e no PSI, dois novos programas de financiamento foram criados e valem até 30 de setembro de 2013. O primeiro é voltado a bens de capital usados, cujos recursos podem ser usados com a compra de máquinas-ferramenta, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques e aeronaves (exceto executivas). A taxa de juros anual é a TJLP + 1%.

O segundo modelo, direcionado a bens de capital e transportes, beneficia empresas do setor de fabricação de máquinas e equipamentos e companhias rodoviárias de cargas. Elas terão a oportunidade de refinanciar empréstimos atrasados. Neste caso, a taxa de juros segue políticas operacionais do BNDES.

Outro fator de grande relevância é a possibilidade de depreciação acelerada de caminhões, vagões e locomotivas, que baixou de 48 meses para 12 meses. A medida diminui a base de cálculo do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), com o objetivo de estimular o crescimento econômico por meio da expansão e renovação do parque industrial das empresas.

Fonte: Rosalvo Streit, Agência CNT de Notícias.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube