Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Chery quer contratar dispensados da GM

Publicado em 10/09/2012

Futura montadora de Jacareí pode aproveitar mão de obra da vizinha São José dos Campos

A fabricante chinesa Chery, que constrói uma fábrica de carros em Jacareí (SP), quer contratar 1,5 mil funcionários que a General Motors pode dispensar a partir de novembro de sua unidade de São José dos Campos (SP). A notícia é do Jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, as contratações começariam a partir de junho do ano que vem e tanto o vice-presidente da Chery no Brasil, Du Weigiang, como o ministro do Trabalho, Brizola Neto, negociam a absorção daqueles trabalhadores que podem ser dispensados. Jacareí e São José dos Campos são cidades vizinhas no Vale do Paraíba, região industrializada e cortada pela Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

A montadora asiática teria acertado com o Ministério do Trabalho a criação de um cadastro profissional para atrair os metalúrgicos interessados. A partir dessa lista, com lançamento previsto para a segunda semana de outubro, a empresa fará cursos de capacitação técnica com o apoio do ministério.

No início de agosto, a GM adotou lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho) de 940 dos 1.840 trabalhadores da linha de montagem de veículos leves. O setor, chamado MVA, deixou de produzir há cerca de dois meses os Chevrolet Corsa, Meriva, Zafira e atualmente está montando apenas o sedã Classic. No entanto, esse modelo de entrada também é feito em São Caetano do Sul (SP) e na Argentina. Assim, a fabricante já comunicou o possível desligamento tanto daqueles que estão em lay-off como dos hoje produzem o pequeno sedã.

De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, a Chery deve contratar 1,2 mil funcionários na primeira fase de implantação da unidade, em junho do ano que vem. O investimento previsto para a unidade de Jacareí foi de US$ 400 milhões e a capacidade instalada, de 170 mil carros por ano.

 

Fontes: Automotive Business e Folha de São Paulo.

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube