Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Novos custos do biodiesel

Publicado em 10/09/2012

A disparada dos preços do milho, da soja e de seus derivados não mostra só a dependência da alta volatilidade dos preços das rações animais, a que estão expostos os produtores de frangos e de suínos. Mostra, também, a excessiva dependência de todo o setor de biodiesel no Brasil, que usa para sua produção nada menos que 79,5% de óleo de soja.

No momento, a esticada dos preços do milho e da soja é efeito da estiagem que prejudicou as colheitas no Centro-Oeste dos Estados Unidos, de longe o maior produtor mundial. Mas esses preços estão sempre sujeitos a turbulências, ou do clima ou, simplesmente, do jogo financeiro, por se tratar de commodities altamente negociadas nos mercados futuros.

Quando lançado, na segunda metade da década passada, o Programa do Biodiesel pretendia aproveitar farta diversidade de matérias-primas: mamona, pinhão-manso, gordura animal, sementes de girassol e palma (dendê). Mas esses produtos não conseguiram montar uma rede de produção e distribuição tão abrangente e bem articulada quanto à da soja.

Em condições normais, o custo de produção do biodiesel é 60% mais alto do que o do diesel de petróleo (o poder energético do biodiesel corresponde a aproximadamente 90% do poder energético do diesel de petróleo). A disparada dos preços da soja puxou o custo de produção do barril de óleo de soja a quase o dobro do custo do diesel de petróleo. Ele só se impõe na mistura porque o governo assim o determinou por lei. Hoje, combustível leva 5% de biodiesel.

A quebra da última safra de soja provocou queda de 4,2% da produção de biodiesel entre janeiro e junho deste ano, em comparação aos mesmos seis meses de 2011. Enquanto isso, as vendas de óleo diesel nos postos cresceram cerca de 7,0%. Mas, ao menos, não houve falta de matéria-prima para o biodiesel.

A safra 2012/2013 provavelmente será recorde: 82,3 milhões de toneladas, 24% mais alta do que a anterior - aponta a consultoria Safras & Mercado. A novidade é que a atual alta de preços dos grãos é o novo fator de elevação de custos. E não é coisa passageira. Os preços deverão se manter elevados por alguns meses.

Para Anderson Galvão, presidente da consultoria Céleres, o problema mais grave do setor do biodiesel continua sendo a excessiva dependência da soja. A produção de biodiesel em 2012 deve passar de 2,8 bilhões de litros (veja no gráfico), o que corresponde a apenas 50% da capacidade instalada do setor. Essa é a razão pela qual os produtores seguem pressionando o governo para que aumente a atual reserva de mercado, de 5% na mistura com o diesel, para 10%.

O setor do biodiesel no Brasil não enfrenta só as críticas de que um alimento importante como a soja está sendo desviado para a produção de combustível. Tem de carregar ainda o estigma da falta de competitividade estrutural. Os planos audaciosos que vêm da administração Lula, de adicionar 20% de biodiesel ao diesel proveniente de petróleo até 2020, se deparam não só com a falta de entusiasmo do governo Dilma com os biocombustíveis, a baixa competitividade em relação ao diesel de petróleo também é obstáculo.

Fonte: Celso Ming e Gustavo Santos Ferreira, Estadão.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube