Publicado em 28/01/2011
Conclusão desta variável no estudo "Cenários da Indústria Automotiva - RMC 2020".
Em 2008, o Brasil
possuía uma densidade de aproximadamente 150 veículos / 1000 habitantes (ANFAVEA, 2008). De acordo com os resultados das etapas
anteriores da prospectiva estratégica para o Setor Automotivo, no ano de 2020 a densidade veicular no Brasil tenderá a aumentar,
de modo que os especialistas foram indagados sobre a intensidade desse aumento. A resposta mais frequente foi "entre 31 e
40% de aumento", com 28 votos (essa alternativa é também a mediana e se aproxima da média do grupo). No entanto, com 26 votos
está a alternativa "entre 11% e 20%", seguida de perto por "entre 21% e 30%" com 25 votos. Apesar de os resultados estarem
relativamente próximos, se considerados números absolutos, essa variação estaria entre 15 e 60 veículos/1000 habitantes. Considerando
as projeções do IBGE para a população brasileira no ano de 2020, que é estimada em aproximadamente 207 milhões de habitantes
(IBGE, 2009), essa variação representa entre 3 e 14 milhões de veículos à mais na frota brasileira. Essa grande amplitude
justificou uma nova rodada entre os especialistas a fim de buscar um consenso sobre o tema. Na segunda rodada, eliminaram-se
os extremos da escala, mantendo somente as alternativas mais significativas. Os respondentes reduziram a participação relativa
das alternativas "entre 11 e 20%" e "entre 21 e 30%" e aumentaram a participação da alternativa "entre 31 e 40% de aumento",
que novamente foi a alternativa mais escolhida, embora, dessa vez, com 41% dos votos. A proximidade dos valores das medidas
de tendência corrobora para afirmar que há uma aproximação de consenso. Considerando que as projeções do IBGE para a população
brasileira no ano de 2020 é estimada em aproximadamente 207 milhões de habitantes (IBGE, 2009), essa alternativa corresponde
a aproximadamente 10 a 12 milhões de veículos a mais na frota brasileira.
Dentre os pontos de observação e monitoramento,
encontra-se a taxa de renovação da frota, a idade média da frota e também o percentual desse valor que será produzido internamente,
e, mais especificamente, o papel da RMC nesse aumento previsto da densidade veicular.
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