Publicado em 27/01/2011
Conclusão desta variável no estudo "Cenários da Indústria Automotiva - RMC 2020".
De acordo com
os resultados das etapas anteriores da prospectiva estratégica para o Setor Automotivo, no ano de 2020 a relação custo x benefício
da propriedade do veículo no Brasil poderá mudar em relação aos padrões atuais. Quando indagados acerca da relação custo x
benefício de ser proprietário de um veículo no Brasil, a tendência se mostrou desfavorável: o veículo de passeio como bem
individual e durável teve seu conceito questionado pelos especialistas.
Apesar das medidas de tendência não coincidirem
totalmente, mais de 65% dos especialistas se posicionaram no sentido de que o valor (medido como a relação de benefício sobre
custo) de ser proprietário de um veículo tenderá a diminuir até o ano 2020. Por exemplo, maiores impostos (como um imposto
sobre a emissão de gases causadores do efeito estufa), custo de estacionamento, maiores prêmios de seguro, menor valor de
revenda, elevada depreciação, entre outros podem influenciar nesse sentido. Por outro lado, pode haver uma redução do benefício
de ser proprietário de um veículo: elevados tempos de trânsito, insegurança, tempo elevado de manutenção ou crescente consciência
ambiental, além de outras alternativas de mobilidade. A resposta mais frequente também aponta para uma nova estrutura de mercado:
33% dos especialistas acreditam que haverá uma migração da propriedade de um bem (veículo) para um serviço (mobilidade).
Dentre
as alternativas, encontram-se contratos de pacotes de serviço como, por exemplo, mensalidades que incluirão a troca do veículo
em intervalos regulares, seguros, manutenção e abastecimentos incluídos. Um processo semelhante aconteceu, por exemplo, com
a telefonia.
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