Publicado em 27/01/2011
Conclusão desta variável no estudo "Cenários da Indústria Automotiva - RMC 2020"
O desafio de
quantificar esse crescimento foi respondido por 117 especialistas e as duas respostas mais frequentes (com 28 respostas cada,
ou 22,4% do total) foram "entre 0 e 10% dos níveis atuais" e "entre 11 e 20% dos níveis atuais". De acordo com essas alternativas,
o PIB per capita brasileiro poderá crescer em até USD 2.060,00. Em valores atuais, isso seria o suficiente para que o Brasil
estivesse acima da média mundial de 2008, de cerca de USD 10.400,00 e galgasse para a 67ª posição no ranking mundial. Com
cerca
de 50% dos especialistas se enquadrando dentro dessa opinião, ter-se-ia uma taxa anualizada de 1,7% de crescimento
do PIB per capita.
Um dado curioso chama atenção: não há respostas entre 51% e 80% de crescimento, mas há respostas indicando crescimento acima de 81%. Esse fato contribui para que a média das opiniões dos respondentes se situe entre 21 e 30% de crescimento no período, já que 8,5% dos respondentes acreditam nessa alternativa. Nesse caso, o PIB per capita precisaria crescer em taxas constantes de 5% anuais nos próximos 11 anos para atingir esse resultado. Apesar de taxas de crescimento nesse patamar serem consideradas factíveis para países emergentes (como é o caso da China e Índia), essa taxa de crescimento representaria um momento singular para o país. Não obstante, a diversidade de respostas e a ausência de uma tendência de comportamento justificaram uma rodada extra entre os especialistas a fim de refinar a resposta e possibilitar que inferências mais precisas pudessem ser feitas.
Um maior consenso foi atingido nessa segunda etapa, já que 40% dos 68 respondentes optaram pela alternativa "entre 11 e 20% dos níveis atuais". As medidas centrais de média, mediana e moda foram bastante próximas, sugerindo que o resultado é robusto para indicar uma paridade de poder de compra entre USD 12 mil e USD 13 mil, para o ano de 2020. Esse valor representa um ganho importante para a sociedade brasileira e para a indústria. Isso se deve pelo fato de que a frota de veículos pode ser descrita em função da renda per capita e um incremento de renda poderia significar, portanto, um aumento da frota brasileira.
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