Publicado em 26/10/2010
Já produzido e comercializado no Japão, o i-MieV está em testes no Brasil e foi avaliado por
Automotive Business no início do ano. O carro poderá ser importado em escala limitada dentro de dois ou três anos. O preço
no Japão (US$ 31.000, já com o subsídio de US$ 14.300 do governo) mais os impostos de importação e IPI cheio elevariam o custo
do carro por aqui hoje a pelo menos R$ 100 mil.
O diretor de planejamento da empresa no Brasil, Reinaldo Muratori, já declarou
a Automotive Business que aposta em uma redução expressiva nesse valor com novas tecnologias e maior escala de produção: "A
importação do carro no momento tem o objetivo de ampliar nosso conhecimento do produto e compreender seu comportamento no
Brasil".
O i-MiEV colocou a Mitsubishi na vanguarda dos carros elétricos em nível global. A PSA encomendou cem mil unidades
com as marcas Peugeot (Ion) e Citroën (Czero). Com 3,40 m de comprimento (30 cm menos que o Uno), acomoda bem quatro pessoas
com até 1,90 m de altura.
O desempenho surpreende, com uma boa arrancada. O motor elétrico de 47 kW (64 cv e 18,4 kg.m)
leva o carro a até 130 km/h (velocidade limitada eletronicamente), alimentado por uma bateria de 16 kWh. O carro é um plug-in
-- a recarga pode ser feita em casa em tomada de 110 V (14 horas) ou 220 V (7 horas). Um dispositivo de carga rápida trifásico
(200 V, 50 kW) repõe 80% da carga em 30 minutos.
A autonomia depende bastante da forma de dirigir e chega a até 160 km,
em circuito misto. A transmissão permite escolher entre três formas diferentes de condução, mais econômicas ou com maior performance:
Drive, Economy e Brake (com máxima regeneração de energia).
A Mitsubishi trabalha para reduzir custos e aperfeiçoar a bateria
de íon-lítio, sem efeito memória e fabricada para durar dez anos, em parceria com a GS Yuasa na empresa Lithium Energy Japan.
A bateria é composta por 88 células de íon-lítio conectadas em série e pesa 220 kg. Cada célula tem 3,75 V e 50 Ah.
O motor
elétrico é alimentado por corrente alternada, a 330 V, fornecida por um dispositivo conhecido por inversor, ligado à bateria.
Há também uma bateria auxiliar de 12 V.
O i-MiEV pesa 200 kg a mais do que o similar com motor a combustão de 600 cc. Como
as baterias estão ao nível do assoalho do carro, o centro de gravidade fica 7 cm mais baixo, melhorando bastante a estabilidade.
O veículo oferece ar condicionado, freios ABS, rádio, navegador, airbags, direção com assistência elétrica e vidros acionados
eletricamente. O ambiente interno é bastante agradável e silencioso - só se ouve o barulho da bomba elétrica que gera o vácuo
para o sistema de freios e alguns ruídos no painel de plástico.
Fonte: Automotive Business
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