Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pequenas empresas do Paraná na Green Rio 2018

Publicado em 01/06/2018

Com apoio do Sebrae/PR, lançaram produtos e fizeram negócios em feira de produtos orgânicos

Micro e pequenas empresas do Paraná participaram da 7ª edição do Green Rio, que reuniu empresas da economia verde e do setor orgânico para negócios sustentáveis, entre os dias 24 e 26 de maio, no Rio de Janeiro (RJ). As expositoras paranaenses fazem parte do Projeto Empresas de Alto Potencial, do Sebrae/PR, que visa trabalhar aspectos de desenvolvimento da figura do executivo, além de assuntos estratégicos, como inovação, gestão de pessoas e mercado consumidor. 

clique para ampliar (Foto: Divulgação/Sebrae)

De acordo com Walderes de Lourdes Bello, consultora do Sebrae/PR, a feira foi uma oportunidade para expor, divulgar e comercializar produtos, além participar de conferências e workshops. "Visibilidade das marcas, aproximação com compradores e fornecedores, teste de produtos no mercado do Rio de Janeiro e benchmarking foram alguns dos resultados dos três dias de participação", conta. 

Valter Cano, proprietário da Mineralle, de Paula Freitas (PR), produtora de insumos orgânicos para agricultura e suplementos para ração, conta que a Green Rio foi uma ótima oportunidade para o lançamento de novos produtos. "Lançamos um insumo para jardinagem urbana e um complexo vitamínico para consumo humano. Foi por meio do Projeto Empresas de Alto Potencial que expandimos o negócio e identificamos novos nichos de mercado. Inclusive, a mudança do nome de Ekosolos para Mineralle faz parte da estratégia do plano de trabalho do projeto", observa. 

Além disso, a feira proporcionou a aproximação com outros expositores, como por exemplo, a Cativa Natureza, empresa curitibana de cosméticos orgânicos que também é integrante do Alto Potencial. "Identificamos a oportunidade de fornecer à Cativa um produto com antioxidantes para a fabricação de uma linha com argila."

Rose Parente, proprietária da Cativa Natureza, com cerca de 130 produtos no portfólio, diz que a Green Rio foi uma grande oportunidade viabilizada pelo Sebrae/PR. "Vendemos 80% do que levamos à feira. Somos uma empresa em crescimento e, como tal, passa por algumas turbulências. Com o apoio do Sebrae, conseguimos passar com mais tranquilidade pela "crise do crescimento" e ajustamos todos os processos. O objetivo é terminar o ano crescendo de 15 a 20%,  em relação a 2017", comemora a empresária de Curitiba. 

Juliana Treis, da Chá & Arte, de Curitiba, conta que a Green Rio, onde lançaram o sachê para preparação de um litro de chá, foi uma surpresa para lá de positiva. "Conseguimos medir a aceitação dos nossos produtos no Rio de Janeiro e ficamos surpresos em descobrir que o carioca gosta, sim, de chá quente. Nosso objetivo é estimular o seu consumo, que é sem aromatizantes e conservantes, em substituição ao chá industrializado e engarrafado", comenta. Segundo a empresária, a Chá & Arte também participou da Green Rio como cliente, ao identificar outros expositores como fornecedores de insumos para a marca, confirmando a intenção do evento de ser uma plataforma de negócios sustentáveis. 

Já Elisabete Capeleti, proprietária da Capimar, de União da Vitória (PR), produtora de erva-mate, diz que a feira carioca foi muito proveitosa para fazer contatos e adquirir conhecimento nas palestras. "Consegui identificar deficiências e oportunidades do meu negócio. O Programa Alto Potencial mostrou portas que podem ser abertas que eu nem imaginava que existissem. O próximo passo será conquistar a certificação de produtos orgânicos", conta.   

Reconhecendo a importância de micro e pequenos negócios paranaenses para o desenvolvimento local, o Sebrae/PR identificou mais de 300 empresas com esse perfil e selecionou 85 em todo o Estado para um trabalho de crescimento previsto para três anos. Para saber mais, acesse http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/sebraeaz/Projeto-Alto-Potencial.

A Cativa Natureza é integrante ativa da Articulação da Rota Agroalimentar o novo Roadmap Agroalimentar 2031 contempla uma visão de futuro para o Paraná como "Referência nacional e internacional em produtos orgânicos". (Saiba mais)

Fonte: Agência Sebrae

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube