Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Retrospectiva 2017 - Articulação da Indústria Agroalimentar

Publicado em 06/12/2017

Recorde os momentos mais importantes deste ano!

Durante o ano de 2017 os seis Grupos de Trabalho da Articulação da Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense - Roadmapping Agroalimentar 2015 concentraram suas agendas para que em conjunto com demais atores pudessem elaborar o Roadmap Agroalimentar 2031.

clique para ampliar (Foto: Divulgação)

O processo de Prospectiva no Estado do Paraná

Ao longo dos anos, o Sistema FIEP, vem conduzindo iniciativas orientadas ao desenvolvimento industrial sustentável do Paraná. O planejamento de longo prazo da indústria começou em 2005, por meio de um processo de prospectiva consagrado à identificação dos Setores Portadores de Futuro 2015. Setores estes que foram na sequencia desdobrados em roadmaps estratégicos.

Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual será necessário rever as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores. O setor Agroalimentar, estratégico para o Paraná, foi o segundo de atividade econômica contemplado no novo ciclo de prospectiva.

Para tanto foram realizadas três grandes atividades na Federação das Indústrias do Paraná, via Observatórios Sistema Fiep:

clique para ampliarEncontro do Grupo de Trabalho Articulação da Rota Agroalimentar (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

Encontro de Articulação da Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense - Roadmapping Agroalimentar 2015

No dia 23 de junho os seis Grupos de Trabalho se reuniram para discutir e validar os primeiros passos no processo de construção do Roadmap Agroalimentar 2031.

Participaram cerca de 30 integrantes da Rota Agroalimentar, contando com instituições como UFPR, UEPG, PUCPR, Natural Market, Quina Amarela, Via Sustentis, Carob House, Verde Brasil, Orgânicos Fruta Café, Naturefibras, INPI, SEAB, CPRA, EMATER, SMAB, SESI PR, ACELPAR, SENAI PR, TECPAR, dentre outros.

Foram apresentados os resultados dos projetos realizados pelos Grupos de Trabalho desde o início Articulação ? Roadmapping da Indústria Agroalimentar 2015 e discutidas as estratégias de continuação dos trabalhos. Os pontos registrados foram importantes para a avaliação e continuação do projeto da Articulação com a Indústria Agroalimentar.

O Grupo foi unânime no entendimento da necessidade da construção do Roadmap Agroalimentar 2031 no novo ciclo do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense.

clique para ampliarAtores no I Painel de Especialistas - Roadmap Agroalimentar 2031 (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

I Painel de Especialistas ? Roadmap Agroalimentar 2031

O primeiro passo da construção coletiva aconteceu no dia 27 de setembro. Estiveram presentes 40 especialistas do setor, dentre empresários, pesquisadores, representantes de governo e demais instituições, com moderação e apoio da equipe técnica do Observatórios Sistema Fiep 

Os especialistas compuseram mesas de trabalho e na primeira etapa do encontro avaliaram a situação atual, via monitoramento de ações planejadas no Roadmapping da Indústria Agroalimentar 2015.

Na sequência foram apresentadas Tendências Tecnológicas e ao final da tarde de trabalho os painelistas apresentaram suas propostas das Visões de Futuro para compor o novo Roadmap Agroalimentar 2031.

clique para ampliarII Painel de Especialistas - Roadmap Agroalimentar 2031 (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

II Painel de Especialistas ? Roadmap Agroalimentar 2031

Finalizando a etapa dos painéis de especialistas, o segundo passo aconteceu no dia 08 de novembro com a participação de 32 especialistas que compuseram mesas de trabalho de acordo com as temáticas de cada uma das visões de futuro elencadas no primeiro painel.

Durante a tarde de trabalho de elaboração do Roadmap, os especialistas validaram cinco visões de futuro para o setor vislumbrando o horizonte de 2031. Na sequência, propuseram fatores críticos de sucesso e ações de curto, médio e longo prazo com potencial para contribuir com a competitividade da indústria. Foram elas:

  • Internacionalização das indústrias agroalimentares;
  • Cadeia agroalimentar paranaense no modelo de economia circular;
  • Produtos agroalimentares paranaenses competitivos e reconhecidos pela procedência;
  • Referência nacional e internacional em produtos orgânicos;
  • Referência no desenvolvimento de alimentos funcionais e para fins especiais.
clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

Consulta Web

Buscando garantir que um maior número de especialistas possa contribuir com o desenho do futuro desejado para o Setor Agroalimentar no Paraná a nova publicação está em fase de coleta via consulta web e tem previsão de lançamento no ano de 2018.

Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo* podem entrar em contato com a equipe:

E-mail:  observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br 

Telefone: 41 32717441

* Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios Sistema Fiep são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.

Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, terceiro setor, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados esperados.

clique para ampliarApresentação oral SEMIC PUCPR (Foto: Observatorios Sistema Fiep)

Grupo de Trabalho - Valorização de Resíduos

Outro destaque do ano de 2017 foi a apresentação do projeto do Grupo de Valorização de Resíduos para atores do setor Agroalimentar.

Fruto das discussões do Grupo de Articulação ? Valorização de Resíduos, o projeto ?Levantamento de dados sobre subprodutos das indústrias agroalimentares do estado do Paraná? foi apresentado pela acadêmica de Engenharia de Alimentos da PUCPR, Thainá de Castro, em dois eventos de outubro deste ano.

O Trabalho foi exposto em pôster no XIV Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos - ERSCTA na categoria de Resíduo Agroindustrial e Meio Ambiente. O evento aconteceu na PUC PR em Curitiba entre os dias 9 e 11 de Outubro e contou com a presença de diversos pesquisadores, profissionais da área e empresas do setor agroalimentar.

Os resultados do projeto também foram mostrados em apresentação oral no XXV SEMIC ? Seminário de Iniciação Científica PUCPR em 26 de Outubro, na mesma instituição.

Saiba mais: Projeto do Grupo Valorização de Resíduos é apresentado para atores do setor Agroalimentar

clique para ampliarCerimônia de entrega do Selo Alimentos do Paraná 2017 (Foto: Divulgação)

A equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep também esteve presente monitorando eventos importantes para Indústria Agroalimentar dentre eles: IFS Focus Day 2017; Mercosuper 2017; Cerimônia de Entrega ? Selo Alimentos do PRSemana Nacional dos Orgânicos7ª EXPO Sem GlútenVisita técnica Fab Lab Senai; 5º Fórum de Agricultura da América do Sul; Rodadas de Negócio Selo Alimentos do Paraná; XIV Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos; dentre outros.

Fonte: Observatórios Sistema Fiep

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube