São José dos Pinhais - Objetivo 2

Projeto: Projeto Eco-Escola

Instituição Idealizadora: Escola da Colina Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais LTDA.

Objetivo:

O programa Eco-escola incentiva a escola a identificar os problemas ambientais da Instituição e da Comunidade local, e a partir da compreensão deste contexto, a busca de soluções criativas e transformadoras por uma vida melhor desta comunidade junto ao meio ambiente. A Escola da Colina assume, em seu trabalho, uma valorização de diversas formas de ensinar com uma postura reflexiva, coerente e ética, para que as mediações das informações sejam qualitativas e provoquem nos alunos condições para que criem conscientemente, uma visão de futuro e de mundo que desejam viver. Desta forma, o programa Eco-Escola nos ajuda a atingir os objetivos almejados.

Metodologia:

1. Água: Zerar de acordo com as planilhas de auditoria interna (dos alunos) a incidência de torneiras abertas sem uso. Construir uma cisterna, para captação da água da chuva. Estudar os rios e nascentes do Município. Estudar os efeitos das mudanças climáticas nos rios.
2. Energia elétrica: Iniciar uma postura consciente contra o desperdício de energia elétrica na Escola. Para os alunos será premiado aquele que apresentar a maior redução no consumo residencial.
3. Resíduos: Destinar o lixo produzido na Escola para a empresa responsável pelo lixo reciclável da cidade. Manter coleta de dados atualizada mensalmente sobre o desperdício de alimentos na escola. Arrecadar com a colaboração dos pais e comunidade local, óleo de cozinha para ser entregue ao programa e leite doado da FAESP, que beneficia crianças carentes.
4.Ministrar oficinas de sucatas para os alunos.

Resultados:

Conscientizar contra o desperdício de água, energia elétrica e alimentos na Escola. No ano passado arrecadamos cerca sessenta litros de óleo usado, meia tonelada de resíduos sólidos que foram trocados por plantas na Prefeitura da cidade e cerca de quarenta quilos de pilhas e baterias, destinadas aos órgãos responsáveis. Depois de estudar conceitos de zoonoses, fizemos à pintura do muro da Centro de Controle de Zoonoses. Possibilitamos através do Eco-dia, a divulgação de informações relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, evento este realizado na câmara dos vereadores. Já neste ano, apadrinhamos uma nascente de rio localizada na Colônia Marcelino. Fizemos o plantio de árvores nativas nas encostas de uma nascente localizada no Parque da Fonte e construímos uma horta aberta à comunidade.

Contato:

E-mail: escoladacolina@yahoo.com.br / Telefone: (41) 3282-1093

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692