Movimento Nós Podemos Paraná

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

Utilizando-se de ferramentas de vanguarda, muita parceria e mobilização, o Movimento Nós Podemos Paraná tem articulado e promovido em todo o Estado a temática dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), fomentando uma rede comprometida com o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.

Em setembro de 2000, em Nova Iorque, líderes de 189 países firmaram um pacto durante a Cúpula do Milênio, promovida pela Organização das Nações Unidas. Desse acordo, nasceu a Declaração do Milênio, que estabeleceu como prioridade eliminar a extrema pobreza e a fome no planeta até 2015. Para tanto, foram definidos oito objetivos, os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a serem alcançados por meio de ações específicas de combate à fome e à pobreza, associadas à implementação de políticas de saúde, saneamento, meio ambiente, educação, habitação e de promoção da igualdade de gênero e o pacto para o desenvolvimento.  

Os objetivos foram detalhados em 18 metas, que podem ser acompanhadas por um conjunto de 43 indicadores socioeconômicos (ver ODM).

No Brasil, as ações para o alcance dos ODM iniciaram em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade

 O MNCS/Nós Podemos foi criado em 2004 para promover de forma integrada a consciência social, a cidadania e a solidariedade, tendo como meta o Brasil alcançar, até 2015, os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

 Com o propósito de acompanhar, estimular a consciência social e promover a cidadania e a solidariedade de forma convergente nacionalmente por meio do trabalho voluntário, os núcleos funcionam de forma integrada.

Do Movimento Nacional também nasceu a Campanha Nós Podemos - 8 Jeitos de Mudar o Mundo, de promoção das metas do milênio. A campanha idealizou oito ícones que representam os ODM, e que rapidamente se espalharam pelo mundo. Os símbolos foram adotados por outros países e pela própria Organização das Nações Unidas (ONU).

Movimento Nós Podemos Paraná

Desde 2006, o Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) articula Movimento Nós Podemos Paraná que tem trabalhado em parceria com lideranças, instituições, cidadãos paranaenses para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM.

O Nós Podemos Paraná se estruturou por meio de círculos de debate integradores e participativos, buscando potencializar ações e projetos locais existentes, implantando novas ações e projetos, incentivando o trabalho voluntário dos três setores da sociedade, com o objetivo de potencializar e sustentar ações de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentável. É a sociedade civil, governo, empresas, comunidade acadêmica, líderes, especialistas e interessados comprometidos com a melhoria de suas comunidades.

O Movimento já realizou mais de 700 Círculos de Diálogos com a participação de quase 40 mil pessoas, 360 Núcleos Locais de Trabalho, Oficinas de Elaboração de Projetos, Mostra de Projetos regionais e Congresso Nós Podemos Paraná.

O objetivo do Movimento em 2010 foi a municipalização das ações, implantando Núcleos Locais de Trabalho nos 399 municípios do Paraná.

Este trabalho foi realizado em parceria com instituições locais, prefeituras, instituições de ensino superior, bancárias, empresas, sindicatos, clubes de serviço, enfim, com a sociedade.

Colegiado Nós Podemos Paraná

Parceria com o PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)  é a rede de desenvolvimento global da Organização das Nações Unidas. O PNUD faz parcerias com pessoas em todas as instâncias da sociedade para ajudar na construção de nações que possam resistir a crises, sustentando e conduzindo um crescimento capaz de melhorar a qualidade de vida para todos. O PNUD trabalha mundialmente para ajudar e coordenar os esforços de cada país no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A parceria do PNUD com o Sesi teve início em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, pois o Sistema Fiep foi uma das entidades fundadoras do Movimento. Em 2006, com a criação do Movimento Nós Podemos Paraná as ações em conjunto foram intensificadas, com a realização dos Círculos de Diálogo que incentivam a transformação social por meio de ações voluntárias. A parceria institucional teve continuidade com a criação do Portal ODM (2009) e com a assinatura do termo de cooperação entre PNUD e Sistema Fiep (2010) para o incentivo de ações em prol dos ODM, Pacto Global e BcTA. Tornou-se uma parceria financeira em 2014, com o acordo de subvenção aos núcleos regionais do Movimento Nós Podemos Paraná e com o projeto PNUD ODM Brasil 2015, com  a produção de manuais  a realização de capacitações sobre os ODM em todas as regiões do país.

Assista o vídeo da história do Movimento

Confira o reconhecimento obtido pelo trabalho do Movimento

Missão
Fazer do Paraná uma referência de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável e do paranaense um povo líder de seu destino.

Objetivo Geral
Estimular o comprometimento voluntário de pessoas e instituições para a consolidação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no Paraná, até 2015, potencializando ações já existentes, formando parcerias, estruturando Círculos de Diálogo, Núcleos Locais de Trabalho e implementando novas ações, para fazer do Estado do Paraná uma referência de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Metodologia
Para que o Estado possa atingir os ODM, o Movimento Nós Podemos Paraná articula os Círculos de Diálogo, com base na metodologia da Investigação Apreciativa, os Círculos criam um ambiente favorável ao diálogo, possibilitando o estabelecimento de projetos e ações para o desenvolvimento do município. Após a realização dos Círculos de Diálogo são formados os Núcleos Locais de Trabalho que fomentam e articulam as ações em prol dos ODM nos municípios. 

 

 

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692