Movimento Nós Podemos Paraná

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

Utilizando-se de ferramentas de vanguarda, muita parceria e mobilização, o Movimento Nós Podemos Paraná tem articulado e promovido em todo o Estado a temática dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), fomentando uma rede comprometida com o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.

Em setembro de 2000, em Nova Iorque, líderes de 189 países firmaram um pacto durante a Cúpula do Milênio, promovida pela Organização das Nações Unidas. Desse acordo, nasceu a Declaração do Milênio, que estabeleceu como prioridade eliminar a extrema pobreza e a fome no planeta até 2015. Para tanto, foram definidos oito objetivos, os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a serem alcançados por meio de ações específicas de combate à fome e à pobreza, associadas à implementação de políticas de saúde, saneamento, meio ambiente, educação, habitação e de promoção da igualdade de gênero e o pacto para o desenvolvimento.  

Os objetivos foram detalhados em 18 metas, que podem ser acompanhadas por um conjunto de 43 indicadores socioeconômicos (ver ODM).

No Brasil, as ações para o alcance dos ODM iniciaram em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade

 O MNCS/Nós Podemos foi criado em 2004 para promover de forma integrada a consciência social, a cidadania e a solidariedade, tendo como meta o Brasil alcançar, até 2015, os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

 Com o propósito de acompanhar, estimular a consciência social e promover a cidadania e a solidariedade de forma convergente nacionalmente por meio do trabalho voluntário, os núcleos funcionam de forma integrada.

Do Movimento Nacional também nasceu a Campanha Nós Podemos - 8 Jeitos de Mudar o Mundo, de promoção das metas do milênio. A campanha idealizou oito ícones que representam os ODM, e que rapidamente se espalharam pelo mundo. Os símbolos foram adotados por outros países e pela própria Organização das Nações Unidas (ONU).

Movimento Nós Podemos Paraná

Desde 2006, o Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) articula Movimento Nós Podemos Paraná que tem trabalhado em parceria com lideranças, instituições, cidadãos paranaenses para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM.

O Nós Podemos Paraná se estruturou por meio de círculos de debate integradores e participativos, buscando potencializar ações e projetos locais existentes, implantando novas ações e projetos, incentivando o trabalho voluntário dos três setores da sociedade, com o objetivo de potencializar e sustentar ações de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentável. É a sociedade civil, governo, empresas, comunidade acadêmica, líderes, especialistas e interessados comprometidos com a melhoria de suas comunidades.

O Movimento já realizou mais de 700 Círculos de Diálogos com a participação de quase 40 mil pessoas, 360 Núcleos Locais de Trabalho, Oficinas de Elaboração de Projetos, Mostra de Projetos regionais e Congresso Nós Podemos Paraná.

O objetivo do Movimento em 2010 foi a municipalização das ações, implantando Núcleos Locais de Trabalho nos 399 municípios do Paraná.

Este trabalho foi realizado em parceria com instituições locais, prefeituras, instituições de ensino superior, bancárias, empresas, sindicatos, clubes de serviço, enfim, com a sociedade.

Colegiado Nós Podemos Paraná

Parceria com o PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)  é a rede de desenvolvimento global da Organização das Nações Unidas. O PNUD faz parcerias com pessoas em todas as instâncias da sociedade para ajudar na construção de nações que possam resistir a crises, sustentando e conduzindo um crescimento capaz de melhorar a qualidade de vida para todos. O PNUD trabalha mundialmente para ajudar e coordenar os esforços de cada país no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A parceria do PNUD com o Sesi teve início em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, pois o Sistema Fiep foi uma das entidades fundadoras do Movimento. Em 2006, com a criação do Movimento Nós Podemos Paraná as ações em conjunto foram intensificadas, com a realização dos Círculos de Diálogo que incentivam a transformação social por meio de ações voluntárias. A parceria institucional teve continuidade com a criação do Portal ODM (2009) e com a assinatura do termo de cooperação entre PNUD e Sistema Fiep (2010) para o incentivo de ações em prol dos ODM, Pacto Global e BcTA. Tornou-se uma parceria financeira em 2014, com o acordo de subvenção aos núcleos regionais do Movimento Nós Podemos Paraná e com o projeto PNUD ODM Brasil 2015, com  a produção de manuais  a realização de capacitações sobre os ODM em todas as regiões do país.

Assista o vídeo da história do Movimento

Confira o reconhecimento obtido pelo trabalho do Movimento

Missão
Fazer do Paraná uma referência de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável e do paranaense um povo líder de seu destino.

Objetivo Geral
Estimular o comprometimento voluntário de pessoas e instituições para a consolidação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no Paraná, até 2015, potencializando ações já existentes, formando parcerias, estruturando Círculos de Diálogo, Núcleos Locais de Trabalho e implementando novas ações, para fazer do Estado do Paraná uma referência de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Metodologia
Para que o Estado possa atingir os ODM, o Movimento Nós Podemos Paraná articula os Círculos de Diálogo, com base na metodologia da Investigação Apreciativa, os Círculos criam um ambiente favorável ao diálogo, possibilitando o estabelecimento de projetos e ações para o desenvolvimento do município. Após a realização dos Círculos de Diálogo são formados os Núcleos Locais de Trabalho que fomentam e articulam as ações em prol dos ODM nos municípios. 

 

 

  • Páginas:  1

Comentários - Deixe seu comentário

por Cristina Crescente - Sexta-feira, 30 de Setembro de 2011 - 00:36:07 - Comentar

parabéns pelo encontro em Porto Alegre, adorei participar do evento II Nós podemos RS


por Cristina Crescente - Sexta-feira, 30 de Setembro de 2011 - 00:36:03 - Comentar

parabéns pelo encontro em Porto Alegre, adorei participar do evento II Nós podemos RS


por Angela Maria - Sábado, 21 de Agosto de 2010 - 22:01:04 - Comentar

Gostaria de saber o nome do responsável do núcleo dos ODMs em Piraquara


por edson frança leite - Segunda-feira, 02 de Agosto de 2010 - 12:17:44 - Comentar

Boa tarde! A equipe do Marcio, do Sesi de Arapongas está de parabéns. O círculo de idéias do dia 27/07/10, no Expoara foi muito interessante. Como coordenador do grupo de Arapongas creio que poderemos contribuir em muito com nossa cidade. Abraços a todos


por JESSE RIBEIRO FELIX - Terça-feira, 08 de Junho de 2010 - 16:08:28 - Comentar

A PALESTRA ESTA MUITO BOA, PUDE APPRENDER MUITAS COISAS,POIS ACHO QUE SE CADA UM FIZER A SUA PARTE, ESTA MUNDO SERÁ MUITO MELHOR.


por Roberta - Quarta-feira, 16 de Setembro de 2009 - 13:07:38 - Comentar

Adorei a palestra de hj! Foi muito bom esse dialogo. pois nós podemos tirar todas as duvidas que a gente não tiraria com os pais.


por por NINA GÓIS - 10/09/2009 - Comentar - Comentários do Comentário - Quinta-feira, 10 de Setembro de 2009 - 12:20:28 - Comentar

Tenho interesse em apresentar um Projeto, como devo fazer?


por Beatriz - Sexta-feira, 04 de Setembro de 2009 - 23:08:56 - Comentar

Esse projeto é muito importante, pois só quando pensamos no outro, temos um mundo melhor e uma vida melhor.


por Joao Frederico - Quarta-feira, 02 de Setembro de 2009 - 14:01:09 - Comentar

Prezada Francis, Na página principal do site, pode notar que ha um link com agenda dos Circulos de Diálogo, se inscreva no Circulo mais próximo e participe!


por Francis Mary Gomes de Oliveira Brante - Segunda-feira, 10 de Agosto de 2009 - 20:30:17 - Comentar

Tenho interesse em participar dos Círculos Locais de Trabalho ou Círculos de Dialogo, como faço para conhecer melhor o programa e como participar?


Respondendo respondendo Francis Mary Gomes de Oliveira Brante
por margareth - Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2010 - 21:49:37 - Comentar

oi francis , vc é de Arapongas-PR


Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692