Paranavaí - Objetivo 2

Projeto: Projeto Monteiro Lobato

Instituição Idealizadora: Secretaria de Educação do Município de Paranavaí

Objetivos:

É um projeto de incentivo à leitura que envolvem os alunos do ensino fundamental. 1ª fase com a leitura de obras do escritor Monteiro Lobato, o projeto compreende quatro etapas, a saber: 1ª leitura das obras do autor, 2ª confecção artisticas, 3ª produção de textos e a 4ª dramatização realizada no teatro municipal.

Metodologia: 

1. Leitura de quatro ou mais obras do escritos Monteiro Lobato, mas salas de aula participantes do projeto
2. Contar histórias para os alunos das outras turmas da escola.
3. Confecção artísticas, envolvendo todas as classes da instituição participante
4. Produção textual com tema proposto pela coordenação do projeto
5. Instalação decorativa do ambiente onde se realização as apresentações (teatro Municipal)
6. Dramatização de algumas das historias lidas
7. Entrega de lembranças para as escolas, professoras e alunos participantes do projeto.
8. Certificação aos professores colaboradores das turmas

Resultados:

O projeto produz leituras com eficiencias, promovendo habilidades ao ler (dicção, fluência, ritmo, entonação, interpretação e compreensão), atividades artisticas com uso de diferentes recursos ampliando o conhecimento do belo, produção textual com qualidade, coesão, argumentação, coerencia e estética, dramatização, onde os alunos representam partes de historias, com clareza, caracterização desenvoltura, improvisação e criatividade. Interação entre as escolas, turmas e comunidade escolar.

Contato:

E-mail: claudymeire@hotmail.com / Telefone: (44) 3902-1000

_____________________________________________________________________

Projeto: Clave de Luz

Instituição Idealizadora: Fundação Cultural de Paranavaí

Objetivos:

A partir da estrutura que o Município hoje oferece, com diversas oficinas de arte a mais de 1.500 crianças, chamar a parceria da comunidade para um curso profissionalizante de música, criando uma orquestra e iniciando a Escola de Música Profissonal da Fundação Cultural de Paranavaí, dando oportunidades às nossas crianças desassistidas.

Metodologia:

Aproveitando a experiência da Orquestra de Sopros Paranavaí, formada por músicos profissionais e mantida pelo Município, criamos condições de seus músicos atuarem na educação musical das crianças e adolescentes.Identificados os professores, convidamos alunos que não podem pagar escolas particulares e oferecemo a educação musical, dentro da estrutura física que a Fundação Cultural oferece. Buscamos parcerias.

Resultados:

O Projeto Clave de Luz, iniciou-se no ano de 2009(março). Conta hoje com 56 crianças e adolescentes. 30 crianças já estão tocando, (já fizeram 3 apresentações) formando a Banda Sinfônica Clave de Luz. O Objetivo no final de 2012 é estarem formados todos os alunos e iniciar-se, um novo Projeto.

Contato:

E-mail: cultura@fornet.com.br / Telefone: (44) 3902-1128

 

______________________________________________________________________

 

Projeto: Psicomotricidade Relacional Atuando Na Educação Básica

Instituição Idealizadora: Faculdade de Artes do Paraná e Escola Municipal Getulio Vargas Ensino Fundamental

Objetivos:

Consentir a criança expressar suas dificuldades relacionais e ajudá-la a superá-las fazendo a relação entre a criança e o meio envolvendo os aspectos: cognitivo, social, psicoafetivo e psicomotor.

Metodologia:

Realizou-se um encontro semanal por turma, num total de 13 encontros, com duração de uma hora cada sessão. A atividade foi desenvolvida por duas estagiárias (Formandas em dezembro de 2010) do corpo discente do CIAR (Centro Internacional de Análise Relacional) e da FAP (Faculdade de Artes do Paraná). As duas atuando com as crianças. As sessões foram filmadas para que o trabalho pudesse ser analisado pelas Psicomotricistas Relacionais em formação, ressaltando que as imagens só serão utilizadas para esse fim, preservando assim, a identidade dos participantes. Observa-se que a filmagem só acontecerá mediante autorização dos pais conforme consentimento livre e esclarecido (Lei 196/2006), os rostos das crianças são tarjados. Buscar-se manter os preceito éticos e morais da profissão.As turmas de crianças que foram atendida pelas Psicomotricistas Relacionais em formação foram dividida em grupos, com no mínimo 10 e no máximo 15 participantes.

Resultados:

A Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa, de valor preventivo age no lúdico "imaginário", onde a criança expõe suas dificuldades medos e anseios e pode ser trabalhado. Freqüentando as sessões de Psicomotricidade Relacional as crianças poderão: prevenir-se de possíveis dificuldades motoras, verbais e gráficas; aliviar-se das tensões do dia-a-dia; integrar-se mais facilmente com os colegas; elevar a capacidade para enfrentar situações novas, aceitando com mais facilidade os limites; e, finalmente, despertar para o desejo de aprender. Ao término do projeto foi avaliado cada aluno pela professora a qual relatou as mudanças positivas observada nas criança, tanto em relação a socialização, afetividade, senso de liderança, mais estrovertido, melhora na aprendizagem, na concentração, no comportamento e parte motora, houveram ainda mães que procuraram as Psicomotricistas Relacionais em formação agradecendo e verbalizando a melhora de seus filhos no ambito familiar.

Contato:

E-mail: eliane.monteiro10@gmail.com / Telefone: (44) 3421-1300

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692