Curitiba - Objetivo 4

Projeto: Preparação para o Parto e Maternidade

Instituição idealizadora: Clínica Mater

Objetivo: Educação e preparação para o parto nornal a comunidade de baixa renda.

Metodologia:

O método de preparação para o parto sugerido foi desenvolvido com base em estudos e modelos internacionais e nomeado de preparação psico-corporal para o parto. O método engloba a transmissão de informações sobre o ciclo gravídico puerperal, como apresentação de filmes de parto, exercícios de sensibilização corporal, técnicas de respiração, relaxamento, e técnicas de consciência corporal para o parto, grupos de discussão sobre as vivências emocionais envolvidas na situação de ter um filho e o impacto da gravidez na situação familiar. O modelo de intervenção será feito com ênfase na temática grupal, que consiste em dez encontros que acontecem semanalmente

Resultados:

O objetivo do projeto é o fortalecimento dos mecanismos psicológicos, domínio cognitivo do processo de parto, reflexão de sentimentos, reasseguramento e orientação antecipatória a respeito dos aspectos importantes a serem compreendidos durante o ciclo gravídico-puerperal.

Contato:

E-mail: mary.doula@hotmail.com

______________________________________________________________________

 Projeto: "O Mundo de Dina" - Historieta nr. 34

Instituição Idealizadora: UNILEHU - Universidade Livre para a Eficiência Humana

Objetivos:

Quebrar o ciclo da violência, através da informação, contribuindo com a prevenção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, contemplando, inclusive o público de deficientes visuais.

Metodologia:

1. A partir do software interativo, disponível no site www.omundodedina.org, historieta nr. 34, adaptar para o livro os diálogos.
2. Fechar parcerias com os realizadores, com a autora da metodologia, a Save the Children Suécia e com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.
3. Elaboração de projeto para competição em Edital Público de Seleção de Projetos, junto ao Instituto HSBC Solidariedade.
4. Após aprovação, começar a cumprir o cronograma proposto para 1° e 2° ano do projeto.
5. Fazer avaliação de desempenho após cada etapa.

Resultados:

2009: 1° ano do projeto
2200 livros distribuídos gratuitamente - tinta e braille compartilhados. Sul e Sudeste, conforme banco de dados da Fundação Dorina Nowill.
450 crianças participando da programação infantil (7 a 13 anos);
300 alunos de direito e pedagogia capacitados (jovens);
120 educadores da rede municipal (adultos);

2010 - 2° ano - em setembro:
5000 livros distribuídos gratuitamente - formato acessível também para leitores de baixa visão. Abrangência nacional, conf. banco de dados FDNC.300 alunos participando da programação infantil.

Contato:

E-mail: fabiana@inforline.com.br / Telefone: (41) 3621-3144

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692