Campo Largo - Objetivo 2

Projeto: Escola de Pais

Instituição Idealizadora: Secretaria Municipal de Educação de Campo Largo

Objetivos:

1. Diferenciar as funções específicas da família e da escola
2. Reconhecer que a missão dos pais antecede e complementa a missão dos professores
3. Melhorar os índices de aproveitamento dos alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Metodologia:

- As reuniões acontecem nas quartas-feira das 19h às 21h30 nas escolas/CMEIS, ou em outros locais da comunidade
- O cronograma foi elaborado pela equipe de educaçao especial da SMEC, em consonância com os estabelecimentos de ensino
- Duplas composta por uma psicóloga e uma pedagoga, se dividiam e as palestras se realizaram em dois momentos simultaneamente. A psicóloga falava sobre o tema laços familiares e a pedagoga sobre çaços escolares.

Resultados:

Em um ano de aplicação do projeto, foram alcançados cerca de 2.500 pessoas.

Contato:

E-mail: sipenihonze@gmail.com

_____________________________________________________________________

Projeto: C.E.A.S - Centro Educacacional Ação Solidária

Instituição Idealizadora: PROVOPAR- Ação social do Município de Campo Largo

Objetivos:

1. Agir na comunidadade colaborando para a inclusão social de crianças, adolescentes , jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social ou em risco de exclusão socia.
2. Proporcionar melhoria na qualidade de vida dos assistidos
3. Fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos já combalidos pela situação de vulnerabilidade

Metodologia:

O C.E.A.S. nasce da inquietude da comunidade perante a injustiça. A partir desta inquietude à desigualdade, não só da situação posta, mas da perspectiva de futuro de crianças e adolescentes residentes no conjunto habitacional Albina Grigoletti Winheski, Jardim Itaboa e Jardim Bela Vista, comunidades que apresentam altos índices de violência, dependência química e situações de vulnerabilidade socioeconômica.

Resultados:

Os 540 participantes podem optar por participar das seguintes atividades: karatê, apoio pedagógico, inglês, artes visuais , artes circenses, dança, teatro, informática, musicoterapia e atletismo. O Centro foi inaugurado em 05/02/2010.

Contato:

E-mail: provopar@campolargo.pr.gov.br / Telefone: (41) 3292-2529

______________________________________________________________________

 Projeto: Caminhos da Nossa Escola

Instituição Idealizadora: Escola Municipal Madalena Portella

Objetivos:

Promover oportunidades para que toda a comunidade escolar no exercício da cidadania, desenvolva perspectivas de maior nível de escolaridade, superando o alto índice de evasão escolar e repetência. Descobrir a realidade lançando sobre esta, um olhar científico indagador, curioso, criativo, um novo olhar que favoreça a adoção de atitudes de reflexão, autonomia, cooperação e participação para professores e alunos, os aprendentes do processo de ensino e de aprendizagem valorizando assim a diversidade cultural, em seus diferentes espaços, conhecendo os alunos em seu contexto histórico e adequando o currículo escolar às suas peculiaridades.Melhorar a qualidade de vida, valorizando a diversidade cultural.

Metodologia: 

Apreciação da roda de contação de causos, produção de diversos gêneros textuais, como: poesias, causos, contos, lendas, paródias, adivinhas, entre outros. Implementando assim o currículo que a escola desenvolve, os conteúdos são trabalhados nas disciplinas que se contextualizam, fazendo relação dialética entre o papel da escola, os conhecimentos históricos do cotidiano, visando a organização das práticas pedagógicas de maneira que os alunos interajam entre si e objeto do conhecimento, favorecendo a adoção de atitudes de participação para professores e alunos efetivando o processo ensino aprendizagem.

Resultados: 

Melhores resultados no IDEB,diminuição da evasão escolar e menores índice de repetência.

Contato:

E-mail: fabianamrigoni@hotmail.com / Telefone: (41) 9208-1029

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692