Barracão - Objetivo 2

Projeto: Educando com a horta escolar

Instituição idealizadora: Prefeitura Municipal de Barracão

Objetivo:

Formar formadores municipais nas áreas de educação, meio ambiente/horta e nutrição, para organização, implantação e desenvolvimento do projeto no Município de Barracão, com vistas à melhoria da qualidade de alimentação, do meio ambiente e do currículo escolar.

Metodologia:

Envolve as áreas de Meio Ambiente, Pedagógica, e a de Nutrição, em parceria com os Departamentos de Agricultura & Meio Ambiente, Educação e Saúde.
1. Ações quanto à alimentação e nutrição: O Departamento da Saúde faz exames , anualmente de verminose, desnutrição e enfermidades produzidas por alimentação excessiva ou inadequada nos escolares. O cardápio escolar é reavaliado e melhorado a partir dos resultados dos exames dos escolares.
2. Quanto ao meio ambiente: O lixo da escola é separado de forma seletiva, encaminhado para a reciclagem. Na cozinha, toda sobra dos alimentos é reaproveitada. Haverá construção de cisternas. Usa-se adubo orgânico.
3. Quanto à área pedagógica: A formação dos professores municipais é continuada, participado continuamente de encontros de formação com técnicos da FAO, nas áreas da educação, meio ambiente e nutrição.

No final do primeiro ano de participação no PEHE, o departamento Municipal de Educação fornecerá um certificado de 96 horas aos multiplicadores.
A horta escolar é utilizada como ferramenta pedagógica, promovendo a inter e transdisciplinaridade, assim como promove ações como gincanas e seminário anual que envolve toda a comunidade escolar e civil.

Resultados:

Todas as Escolas Municipais, com 100% dos educadores, aderiram ao Projeto Educando com a Horta Escolar. O PEHE, através das atividades pedagógicas, desenvolve o senso de responsabilidade pelo meio ambiente e intervém na cultura alimentar e nutricional dos escolares.  Tem havido discussões com toda a comunidade escolar sobre a inserção da educação alimentar e nutricional no currículo escolar e no cotidiano da prática educacional; a mudança do hábito alimentar dos escolares; a intercâmbio de conhecimentos e de experiências entre entidades envolvidas com a promoção da alimentação saudável; o respeito à diversidade cultural e à preferência alimentar local.
Todas estas ações têm gerado uma real participação da sociedade civil no acompanhamento da execução do programa nacional de alimentação escolar, da compra local, que favorece a agricultura familiar, fortalece a economia local e incentiva cuidados com o meio ambiente.  A melhora da qualidade da educação nas escolas do município por meio das formações coletivas de professores tem sido reconhecida por todos.
Na parte prática da horta, ao participar de todo o processo de escolha do que vai ser plantado, do cultivo das hortaliças, desde o preparo do canteiro, uso de adubos orgânicos, plantio, rega e colheita, não só os alunos, mas professores, cozinheiros, zeladores, enfim, toda a comunidade escolar tem desenvolvido o gosto e desejo de consumir aquele alimento. Dessa forma todos levam o hábito para seus lares e socializam a experiência agradável e saudável de lidarem com a horta e consumirem os produtos dela. O PEHE é sustentável e continuará sendo desenvolvido nas escolas, com formação continuada para os multiplicadores. Os exames de saúde dos estudantes serão feitos anualmente.

Contato:

E-mail: dhluciane@hotmail.com / Telefone: (49) 3644-1215

 

 

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692