Bandeirantes - Objetivo 2

Projeto: Criança Cidadã - Construindo Valores

Instituição Idealizadora: Escola Ecel - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Objetivos:

1. Valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
2. Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;- Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam a convivência e ao bem-estar dos cidadãos.

Metodologia: 

Foram confeccionadas duas árvores: uma toda verde onde a raiz é a família, o tronco a escola e as folhas e frutos são os alunos, na parte que refere aos alunos foram colocados os valores, a outra árvore feia e seca. Na abertura do projeto falamos com os alunos sobre as duas árvores, que aqueles que colocam os valores em sua vida, ficam bonitos como a árvore e os que desrespeitam os colegas e professores ficam feios como aquela árvore. Para desenvolver melhor o trabalho os professores de disciplina enfocarão o tema trabalhado no decorrer do mês, já que o projeto se desenvolverá durante todo ano, onde cada mês serão trabalhados três valores de acordo com a calendário que foi desenvolvido. Na educação infantil, cada professor elaborará uma atividade para viabilizar o projeto: cuidar de um bichinho com necessidades especiais, uma caixa surpresa para ser preenchida com a família, dentre outros. Salientamos que o sucesso do projeto depende da parceria família/escola, portanto a participação de todos os responsáveis pelas crianças será de suma importância. Nas turmas de 2º ano à 4ª série cada professor irá realizar atividades no nível de cada turma, por exemplo: caça palavra, música, cruzadinha, etc. E nas turmas de 5ª a 8ª série, a professora de Língua portuguesa desenvolveu a atividade de comunicação por meio de cartas com alunos da escola pública, e para o segundo semestre as professoras de história e literatura estarão desenvolvendo a atividade "tutela escolar" onde os alunos irão uma vez por semana trabalhar reforço com alunos da quarta série da rede municipal.

Resultados:

Percebemos mudanças significativas a partir do inicio do projeto nos dando a segurança de que desde pequenos podemos e devemos contribuir na formação do cidadão, houve melhoras no comportamento dos alunos dentro da sala de aula, conseguindo um melhor desenvolvimento da aprendizagem, bem como a disciplina no intervalo. Colocando nas atitudes os valores como: respeito, tolerância, aceitação e obediência a regras para uma boa convivência.

Contato:

E-mail: contato@cantinhoencantado.com.br / Telefone: (43) 3542-4558

 

Projeto: Sementes do Futuro

Instituição Idealizadora: Escola Yukiti Matida

Objetivos:

- Refletir sobre a Necessidade das medidas preventivas para o bem estar social.
- Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade. Valorizando a Saúde e os Meios da conservação da mesma.
- Plantar e distribuir sementes da planta Crotalária que ajuda a combater o mosquito da dengue.
- Os órgãos públicos plantarem a Crotalária em terrenos baldios e inclusive nas margens dos rios deixaria a cidade mais bonita e contribuiria muito no controle da dengue.
- Esclarecer os alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
- Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
- Desenvolver, aprimorar, exercitar o domínio de competências básicas humanas, tais como: comunicação oral e escrita, leitura e interpretação de textos e promover a manutenção de um comportamento solidário e do exercício do cidadão em função da apropriação de valores referentes à humanização da vida e das relações entre as pessoas.
- Dando a oportunidade de toda a comunidade a ser formadora de opinião e formando grupos voluntários para se juntar com órgãos competentes, somando e fazendo surgir força única no combate de cidadania e fraternidade.

Metodologia:

- Sensibilizar professores e alunos com exibição de vídeos.
- Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito e o que fazem para evitá-lo.
- Palestra dos alunos com um agente de endemias.
- Confecção de cartazes informativos.
- Mutirões realizados pelos alunos e professores na escola e nos bairros a fim de conscientizar e combater os focos do mosquito transmissor da dengue.
- Distribuir sementes de crotalária para a população,
- Realização de evento para exposição das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto e encerramento, entrega de mudas prontas pela secretaria da educação á população.

Contato

e-mail:arlete-lindinha-oliveira@hotmail.com / telefone: (43) 9139-7331

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692