Arapongas - Objetivo 6

Projeto: Prevalência de parasitoses em crianças em idade escolar

Instituição idealizadora: Unopar - Universidade Norte do Paraná

Objetivo:

Determinar a prevalência de parasitoses intestinais em escolares do ensino fundamental de várias escolas do município de Arapongas - PR e promover educação em saúde, levando à comunidade mais conhecimentos a respeito de algumas doenças parasitárias prevalentes nas crianças em idade escolar, para prevenção e tratamento eficazes.

Metodologia:

Submetido ao comitê de ética em pesquisa da Universidade Norte do Paraná.
A população utilizada para essa pesquisa será composta por alunos de uma pré-escola com idade de 1 a 5 anos ou de uma escola de ensino fundamental utilizando alunos de 1a a 4a séries do município de Arapongas - PR, totalizando aproximadamente 100 crianças. Os pais/responsáveis assinarão um termo de consentimento autorizando a participação da criança na pesquisa e receberão os coletores universais para coleta de fezes.
Questionários semi-estruturados serão aplicados para a obtenção de dados sócio-econômicos e sanitários sobre as crianças e suas famílias. Dentre as variáveis analisadas estarão: processamento e consumo de frutos e vegetais, procedimento de consumo da água, tipo de escoamento sanitário do domicílio e escolaridade dos pais.
Serão solicitadas três amostras consecutivas para diminuir a chance de resultados falso-negativos. As amostras serão processadas utilizando-se os métodos de sedimentação espontânea (Hoffmann Pons & Janner) para verificação de ovos e larvas de helmintos e o método de centrífugo-flutuação (Faust) para verificação da presença de cistos de protozoários e ovos leves de helmintos (NEVES, 2005).
Os dados obtidos serão organizados em um gerenciador de banco de dados (Microsoft Windows Excel) e posteriormente processados e analisados em um programa estatístico (Statisca 7.0). Os resultados dos laudos serão entregues aos pais e estes serão orientados a procurar a Unidade Sanitária para o recebimento da medicação correspondente.
Após esta etapa, os acadêmicos de Farmácia realizarão a educação em saúde com palestras, teatros e a confecção de um guia informativo sobre medidas preventivas contra parasitoses.

Contato:

E-mail: lzalloum@hotmail.com / Telefone: (43) 3055-2536

______________________________________________________________________

Projeto: CAPHO

Instituição Idealizadora: CAPHO -Casa do Aguardo Professor Hideo Okuyama

Objetivos:

1. Abrigar pessoas que vem a procura de consulta ou internamento em Hospitais de Arapongas , pelo SUS, e que não possuem condições financeiras de se manterem em hotéis ou pensões. Proporcionar um mínimo de conforto;
2. Promover a solidariedade entre os que estão passando pelos mesmos problemas;
3. Ajudar o paciente a se restabelecer mais rapidamente com a presença diária de seu acompanhante dando-lhe mais segurança e força;
4. Proporcionar condições adequadas e mais humanas das pessoas poderem cuidar de seus doentes com dignidade, permanecendo junto deles, amenizando assim um pouco do sofrimento numa situação tão difícil quando se trata da vida de seus familiares.

Metodologia:

1. Diagnóstico do problema existente.
2. Sensibilização por parte de algumas pessoas.
3. Formação de um grupo com o objetivo de solucionar o problema.
4. Buscar todas as informações e conhecer outros projetos neste sentido em outras cidades.
5. Formulação do estatuto e composição de uma diretoria provisória, e providenciar toda parte burocrática e regulamento interno, ficha cadastral de entrada, saída e permanência.
6. Buscar parcerias e voluntários( advogado para a parte legal, contador para as questões contábeis, engenheiros para os projetos, etc.)
7. Aluguel de uma casa e mobiliá-la.
8. Início do projeto com a acolhida das primeiras pessoas.
9. Buscar recursos humanos, matérias e financeiros para sua manutenção através de promoções variadas e doações mensais.
10. Recebimento de um terreno como doação para construção da sede própria.
11. Campanha junto a comunidade e sociedade civil de Arapongas para a construção da primeira parte do projeto que já está em funcionamento.

No momento iniciando nova campanha em busca de parcerias para a realização do restante do projeto. Temos Assembléia Ordinária anual para prestação de conta com publicação dos balanços financeiros e relatório das atividades realizadas, e reuniões periódicas da diretoria

Contato:

E-mail: davina.bozina@gmail.com / Telefone: (43) 3056-4117

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692