Apucarana - Objetivo 2

Projeto:Programa Células Comunitárias

Objetivos:

Aumentar a participação da população na avaliação da Educação em Tempo Integral; melhoria do IDH.


Público Alvo:

Lideranças locais, diretores e professores das escolas, representantes de entidades religiosas, de Entidades de Classe, clubes de serviço, Policiais militares e civis, comerciantes e industriais, comerciários e industriais e mães de alunos de cada "célula comunitária" - divisões do município baseado em critérios demográficos.


Resultados:

"Empoderamento" das pessoas. Estas passaram a tomar parte de fato nas decisões do governo municipal. A cultura reivindicatória diminuiu sensivelmente, sendo substituída pela apresentação de propostas de solução passíveis de serem executadas em parceria com a própria comunidade. Foram criados a Secretaria Especial da Mulher e o Instituto de Atenção à Mulher Apucaranense. A partir das demandas das Células, foram concedidos pela Caixa Econômica Federal, mais de 3 mil financiamentos para aquisição de material de construção e outros 85 financiamentos para micro empresas pelo Banco Social, sendo criados 225 novos empregos. A mortalidade infantil reduziu-se para 11,2 para cada 1.000 nascidos vivos (setembro/05). Foram alfabetizados neste ano de 2005 1.560 jovens e adultos e capacitadas 1.603 pessoas em 111 cursos profissionalizantes da Escola da Oportunidade. Também foram criados dez equipes de apoio regional, constituídas por cinco pessoas que atuam diretamente nas comunidades, resolvendo pequenos problemas pontuais.

Contatos:

E-mail: miltonp@apucarana.pr.gov.br / Telefone: (43) 3422-4000

 

_____________________________________________________________________

Projeto: Programa de Educação em Tempo Integral


Objetivos:

Atingir o ensino básico universal no âmbito das responsabilidades do município, sendo implantado da pré-escola até a 4ª série do ensino fundamental.

Público Alvo:

São beneficiados diretamente, 7.564 alunos matriculados e indiretamente suas famílias, que podem ocupar-se com outras atividades no período em que seus filhos estão na escola.

Resultados:

Não existem mais crianças nas ruas. Percebe-se queda na evasão e na reprovação, como também, nossos alunos destacam-se em diversas áreas e concursos. Em 2006, todas as escolas municipais obtiveram médias superiores aos do Estado e do País na "Prova Brasil" aplicada pelo MEC em todas as escolas do país.

Contatos: 

E-mail: miltonp@apucarana.pr.gov.br / Telefone: (43) 3422-4000

 

______________________________________________________________

Projeto: Programa Escola da Oportunidade

Objetivos:

Qualificar e re-qualificar pessoas da comunidade, através do desenvolvimento de cursos de qualificação profissional, a partir das demandas percebidas nas células comunitários, no Conselho Municipal do Trabalho, na Agência do Trabalhador e outros canais.

Resultados:

Idealizada em 2001, até o momento já qualificou mais de 5.580 pessoas, das quais 80% inseriram-se no mercado de trabalho, recebendo um salário médio de R$ 350,00, agregando na economia local mais de R$ 50 milhões anuais entre salários e produtos. 

Contatos:

E-mail: miltonp@apucarana.pr.gov.br / Telefone: (43) 3422-4000

 

______________________________________________________________

Projeto: Aprender e Jogar

Instituição idealizadora: Serviço Social do Comércio - Sesc Paraná

Objetivos:

- Apresentar alternativas para complementar o conteúdo escolar com foco nos parâmetros curriculares da educação básica e projetos políticos pedagógicos.
-Estimular e desenvolver comportamentos e atitudes, que contribuam para a conscientização, de modo crítico, dos alunos em relação aos aspectos nas áreas de saúde, esporte e educação, contribuindo com seu desenvolvimento integral.
- Proporcionar experiências gratificantes que se acrescentam à vida, objetivando o desenvolvimento da personalidade, na medida em que libera os indivíduos dos condicionamentos que o automatizem.
- Estabelecer um padrão de qualidade e excelência que correspondam à expectativa da sociedade e respeite as questões científicas e educacionais pertinentes à prática de atividades físico-esportivas e ao desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes.

Metodologia: O PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade) é decorrente do acordo feito com o Governo Federal para o atendimento à clientela de baixa com a oferta gratuita em educação. O produto Aprender e Jogar tem caráter educativo e aspecto formativo. O eixo Iniciação esportiva é desenvolvido em quatro módulos: Jogos Motores (5 e 6 anos) Clube do esporte (7 -10 anos) Iniciação esportiva ( 11 -14 anos) e Esporte ( a partir de 15 anos).

Contato

e-mail:marciofontanini@sescpr.com.br / telefone: (43) 3422-1323

 

 

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692