Entre os dias 10 e 13 de março, Curitiba receberá mais de 100 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) trará experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Um dos destaques da CICI2010 é o painel preparatório para a segunda edição da Conferência Internacional sobre Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida (ICONS), programada para acontecer no segundo semestre deste ano, também em Curitiba. O destaque do encontro é a presença de Hazel Henderson, futurista independente norte-americana, que presta consultoria sobre desenvolvimento humano sustentável e ecologicamente equitativo.
A ICONS 2010 terá como tema central "Informação para cidadania: Gestão e Sinergia". Para tornar indicadores e análises acessíveis e compreensíveis à população, o grupo pretende construir, futuramente, um conjunto de indicadores único para a avaliação do desenvolvimento local no Brasil. Estes dados serão incorporados a iniciativas existentes no Brasil em um portal de indicadores.
Destaque às prioridades
O Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), de Curitiba, conduz, desde outubro de 2009, o trabalho de um grupo de 30 especialistas brasileiros em indicadores de desenvolvimento local que irão organizar a ICONS. A coordenadora executiva do Orbis, Luciana Brenner, afirma que o grupo quer elaborar um conjunto básico de indicadores locais de desenvolvimento sustentável para dar visibilidade às prioridades que necessitam de maior atenção da sociedade e dos governos. "Atualmente, as pessoas e organizações participantes desenvolvem trabalhos eficientes, mas distintos e que não permitem comparações nem geram trocas de soluções", destaca.
O Orbis, que funciona em Curitiba desde 2004, foi criado a partir da primeira edição da ICONS, realizada em 2003. O papel do Observatório é contribuir com o desenvolvimento sustentável, por meio da análise e do monitoramento da prosperidade e da qualidade de vida. Inspirado no Observatório Global Urbano (GUO) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Orbis é uma iniciativa do Sistema Fiep, do Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) e do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD).
Indicadores e o desenvolvimento local
Como trabalhar com indicadores? Quais indicadores são úteis para avaliar o desenvolvimento de uma localidade? Como os indicadores podem ser úteis na formulação de políticas públicas? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas no painel "Cidades e Indicadores: trabalhando com ferramentas inovadoras", que acontece dia 12 de março, durante a Conferência das Cidades Inovadoras, e será coordenado pela equipe do Orbis.
Os indicadores são fundamentais para identificar potencialidades e necessidades das localidades. Servem também de instrumento para que os governos possam identificar prioridades e definir políticas voltadas às reais necessidades da população, além de medir os resultados das iniciativas.
Campo Largo, município da Região Metropolitana de Curitiba, é exemplo de como é possível utilizar os indicadores como base para o planejamento estratégico das ações municipais. "Através da análise dos indicadores de saúde, conseguimos montar alguns eixos que devem ser priorizados. E ainda pudemos definir metas a serem alcançadas, através da comparação de nossos indicadores com os de outros municípios do mesmo porte", explica o secretário de Saúde de Campo Largo, Glewerson Caron.
A intenção, segundo Caron, é montar um observatório municipal que acompanhe a evolução dos indicadores de saúde no município. "A partir daí poderemos avaliar, de forma mais clara, a relação de causa e efeito, verificando o impacto das políticas públicas", ressalta.
CICI2010 - A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) acontece entre 10 e 13 de março, no Cietep (sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba, a 5 quilômetros do aeroporto Afonso Pena). Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a CICI2010 receberá especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Também serão apresentadas experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. Inscrições e mais informações aqui.
Envie para um amigo