O Paraná é um dos Estados que mais inscreveu projetos na terceira edição do Prêmio ODM Brasil. Dos 1.477 inscritos de todo o país, 126 são do Paraná. Participaram prefeituras e organizações que desenvolvem ações voltadas ao alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). No Paraná, foram 70 iniciativas de organizações e 56 de prefeituras.
O projeto Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, desenvolvido pela prefeitura de Curitiba passou por todas as etapas e está entre os 10 selecionados de todo o Brasil na categoria prefeituras. A entrega do troféu acontece dia 24 de março, em Brasília. Implantada em 2005, pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, a Rede conta hoje com 168 bibliotecas em escolas e nos Faróis do Saber e acervo de mais de 700 mil livros.
Além da Rede de Bibliotecas, outros três projetos paranaenses tiveram destaque no prêmio. Na primeira triagem, foram selecionados 45 projetos de todo o país, sendo quatro do Paraná: Células Comunitárias, de Apucarana; Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, Vitrine Social e Projeto Ler e Pensar, todos de Curitiba.
O Paraná tem tradição no prêmio. Na primeira edição, em 2005, dois projetos paranaenses foram premiados: o Menarca, do Colégio Sepam, de Ponta Grossa; e o Escola da Gestante, da prefeitura de Apucarana. Na segunda edição, realizada em 2007, o programa Mãe Curitibana, da prefeitura de Curitiba; e o programa de Recomposição da Mata Ciliar, da Copacol, de Cafelândia, foram os escolhidos.
O Prêmio ODM visa incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuam para A iniciativa é do governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Envie para um amigo