| clique para ampliar |
Incentivar e estimular os jovens a participar da comunidade é uma ação cada vez mais importante dentro
da sociedade. Pensando nisso, o Movimento Nós Podemos Paraná e o Sesi trazem a Curitiba, dia 16 de setembro,
o médico especialista em jovens e comportamento Jairo Bouer, que falará sobre o exercício da cidadania,
abordando a importância da participação e o engajamento dos jovens como voluntários em ações
de transformação em suas próprias comunidades.
Ouça a reportagem em áudio
"Os jovens precisam ser mais ativos na sociedade. Temos que inclui-los na tomada de decisões do nosso país. O grande desafio é mostrar ao jovem que ele é parte integrante e atuante da sociedade", diz Bouer. O médico destaca, entretanto, uma contradição: "A sociedade que cobra um maior envolvimento e participação dos jovens é a mesma que o afasta ao dar preferência a pessoas mais velhas e com mais experiência". Para Bouer, o exercício da cidadania pode acontecer em diversos campos. "O adolescente pode participar da política, desenvolver um projeto com a escola, na comunidade. Ser cidadão é adotar uma postura e desempenhar seu papel na sociedade", diz.
Durante a palestra, a coordenação de Cultura do Sesi lança a mostra de vídeos "O meu jeito de mudar o mundo". Podem participar jovens de todo o Estado que retratem, em vídeos de até um minuto, como podem trabalhar com a temática dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - metas pactuadas pelo Brasil e outros 190 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos até 2015.
A palestra acontece no Cietep, em Curitiba, e será transmitida por videoconferência para todos os colégios Sesi do Paraná. Também será possível acompanhar a palestra pela internet, através do site do Movimento, onde também podem ser feitas as inscrições.
Concordo com o Dr. Creio que é através de nossos adolescenes que poderemos tentar mudar nosso mundo, temos que investir neles!
Envie para um amigo