| clique para ampliar |
O Paraná será o primeiro estado brasileiro a atingir os Objetivos
de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A mobilização em prol dos ODM no Paraná tem sido maior que
nos outros estados e isso é uma vantagem competitiva para o Paraná. A afirmação é o ministro-chefe
da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, que esteve em Curitiba nesta terça-feira
(04) para o lançamento da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil.
Ouça
a reportagem em áudio
Assista a reportagem em vídeo
Leia
mais: Gestores recebem orientação sobre como municipalizar Metas do Milênio
"Aqui o movimento da cidadania está mais avançado, houve a soma de esforços entre o setor empresarial e organizações de todos os setores", disse Luiz Dulci. "O Paraná inovou muito, pois adotou ferramentas da área empresarial para trabalhar com a questão social. O sistema de monitoramento dos indicadores é o principal diferencial da iniciativa paranaense", declarou ele, para as mais de mil pessoas presentes no lançamento do prêmio, no Cietep. Participaram do encontro prefeitos, representantes dos governos estadual e federal, lideranças do setor empresarial, de entidades do terceiro setor e voluntários de todo o Estado.
| clique para ampliar |
Coordenado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a mobilização pelo alcance dos Objetivos do Milênio já envolve o trabalho voluntário de 20 mil paranaenses. A meta é contribuir para que o Estado alcance os oito objetivos até 2010, cinco anos antes do prazo estabelecido pela ONU.
Segundo Ana Rosa Soares, oficial de avaliação e monitoramento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o trabalho do Paraná serviu de inspiração para o prêmio e é referência para o Brasil e para o mundo. "O Paraná inspirou o surgimento de movimentos Nós Podemos na Paraiba, Brasília, Minas Gerais, Palmas e na Bahia. É exemplo brilhante de mobilização, organização e ação", disse ela.
Para o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, os resultados no Estado são expressivos: houve alcance de seis dos oito Objetivos do Milênio. Nos Objetivos relacionados à saúde da gestante e à qualidade de vida e respeito ao meio ambiente houve avanços, mas ainda não foram alcançados.
| clique para ampliar |
"O desafio, agora, é fazer com que o movimento se municipalize, que os indicadores dos Objetivos do Milênio sejam incorporados na formulação das políticas públicas executadas nas cidades", afirmou Rocha Loures, que é também secretário-executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. "O próximo passo vai mais além", disse ele. "Devemos ter como meta a construção de uma sociedade efetivamente sustentável, com produção limpa, consumo inteligente e competências dedicadas ao bem estar das gerações futuras."
Durante o Seminário Estadual do Prêmio ODM Brasil, que está sendo realizado em todas as capitais brasileiras, foram ofertadas duas oficinas aos gestores municipais que participam do encontro. Uma para orientá-los sobre o uso dos indicadores dos ODMs na formulação de políticas públicas e outra para auxiliar na articulação de Movimentos Nós Podemos regionais.
"O Movimento Nós Podemos Paraná tem um modelo operacional que une cooperação do setor público, privado e sociedade civil. A maior contribuição dos ODM é desenvolver o capital social. Temos que resgatar essa competência através da capacidade de colaboração", afirmou o presidente do Sistema Fiep.
| clique para ampliar |
Valorização - Iniciativa do Governo Federal, PNUD e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o prêmio visa incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuam para o alcance dos ODMs. O Prêmio conta ainda com a parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras.
Segundo o ministro Luiz Dulci, o prêmio não é uma iniciativa isolada. "O que se quer é reconhecer boas experiências, muitas já existentes antes do prêmio, e torná-las disponíveis para entidades, prefeituras e organizações empresariais", disse ele. O ministro explicou que com as duas edições anteriores do prêmio foi possível criar um banco de práticas, premiadas ou não, disponíveis para todos os que queiram aperfeiçoar o que está sendo feito ou iniciar novas ações.
A representante do PNUD, Ana Rosa Soares, enfatizou que o prazo estabelecido para o alcance dos ODMs, até 2015, refere-se não apenas às médias nacionais. "Temos de chegar aos mais vulneráveis, aos excluídos, o que é a parte mais difícil. Nosso investimento tem de ser estratégico, continuado e orquestrado", afirmou.
Reconhecimento - O Movimento Nós Podemos Paraná foi a única experiência da América Latina a ser apresentada no encontro promovido pela Organização das Nações Unidas, em setembro de 2008, em Nova York. O Movimento foi escolhido por ser considerado uma ação efetiva, que leva os conceitos globais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para diversas localidades e articula iniciativas para as metas da ONU sejam atingidas.
O diferencial da iniciativa paranaense é o monitoramento dos indicadores e resultados, feito pelo Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), do Sistema Fiep e do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Portal ODM - Lançado no final de janeiro, durante o Fórum Social Mundial, em Belém, o Portal ODM (www.portalodm.com.br) é uma ferramenta de acompanhamento municipal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que reúne indicadores dos 5.564 municípios brasileiros. O Portal é uma forma de disseminar informações que permitem maior conhecimento da realidade. A ferramenta pode ser útil tanto para a iniciativa privada, no momento em que ela for planejar suas ações de desenvolvimento e de responsabilidade social, quanto para a iniciativa pública.
O Portal ODM foi desenvolvido pelo Orbis (que é um programa do Sesi Paraná, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná e Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD)), sob a coordenação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Movimento Nós Podemos Paraná, Núcleo de Apoio a Políticas Públicas (NAPP), Ministério do Planejamento e Secretaria-Geral da Presidência da República.
Envie para um amigo