22/10/2008

Nós Podemos Paraná

Concurso premia projetos que buscam alcance dos Objetivos do Milênio

Inscrições vão até 31 de outubro. Iniciativa é do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial do Sistema Fiep, com o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná

Estão abertas até a próxima semana as inscrições para o Concurso de Trabalhos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Movimento Nós Podemos Paraná. O concurso é uma iniciativa do Núcleo Instituições de Ensino do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná. O objetivo é estimular a comunidade acadêmica e empresas a divulgarem trabalhos realizados com foco nos Objetivos do Milênio. As inscrições vão até 31 de outubro e podem ser feitas no site www.nospodemosparana.org.br, onde também é possível acessar o edital completo.

“Queremos que os jovens tomem conhecimento e associem ações voluntárias aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, fortalecendo as ações já existentes”, comenta a coordenadora executiva do CPCE, Carla Mocellin, ressaltando que a participação no concurso é aberta a universitários, docentes, empresários, representantes de ONGs e sociedade civil.

Os interessados podem se inscrever em três categorias: relatórios de projetos implantados ou em implantação; propostas de projetos que visam atendimento dos ODM; e artigos sobre políticas públicas para implantação. Serão premiados trabalhos cujo foco principal visa o desenvolvimento de um ou mais Objetivos do Milênio. Os ODM são uma série de metas socioeconômicas propostas pela ONU e que abrangem as áreas de renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente.

Para a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago, o concurso é uma oportunidade de disseminar os Objetivos do Milênio. “As pessoas já conhecem, agora queremos que elas escrevam sobre os ODM, contando suas experiências e resultados.”

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Fiep, surgiu em 2006 para contribuir para que o Paraná alcance os ODM até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU. Em três anos, foram realizados 58 encontros, com a participação de mais de 15 mil pessoas. Foram formados 19 núcleos de trabalho em todas as regiões do Paraná, que desenvolvem 150 projetos de ação para que o Paraná atinja os Objetivos do Milênio até 2010.

Os trabalhos selecionados serão divulgados dia 28 de novembro. A cerimônia de premiação será dia 05 de dezembro, no Cietep, em Curitiba.

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Objetivo 1 - Acabar com a fome e a miséria
Objetivo 2 – Atingir o ensino fundamental universal
Objetivo 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres