24/09/2008

Objetivos do Milênio

Nós Podemos Paraná vira modelo para outros países

Presidente do Sistema Fiep apresenta programas paranaenses em encontro promovido pelas Nações Unidas

O Movimento Nós Podemos Paraná pode se transformar em um modelo de ação em diversos países que trabalham os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. Este é o resultado da palestra proferida pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná no evento paralelo à Assembléia Geral das Nações Unidas que tratou especificamente dos Objetivos do Milênio. “Representantes de muitos países nos procuraram para conhecer nossa metodologia”, afirmou Loures. As informações, em inglês, ficarão disponíveis no site www.orbis.org.br.

A experiência paranaense foi a única da América Latina a ser apresentada no encontro promovido pela Organização das Nações Unidas na última terça-feira (23), em Nova York. O Movimento foi escolhido por ser considerado uma ação efetiva, que leva os conceitos globais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para diversas localidades e articula iniciativas para as metas da ONU sejam atingidas.

O presidente da Fiep afirmou que mais do que  uma declaração de boas intenções, o Paraná partiu para a ação e isso chamou muito a atenção de diversos participantes do encontro. “Eles perceberam que é possível fazer chegar às localidades ações que muitas vezes os governos centrais não conseguem implantar”, destacou Rocha Loures.

O Movimento Nós Podemos Paraná surgiu em 2006, numa etapa complementar às atividades de monitoramento da sustentabilidade urbana realizadas pelo Orbis (Observatório de Indicadores de Sustentabilidade). Esse trabalho visa contribuir para que o Paraná alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU.

Segundo Rocha Loures, o diferencial da iniciativa paranaense é o monitoramento dos indicadores e resultados, feito pelo Orbis, programa do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), do Sistema Fiep e do Serviço Social da Indústria (Sesi). “Os indicadores são fundamentais para identificar potencialidades e necessidades das localidades. Servem também de instrumento para que os governos possam identificar prioridades e definir políticas voltadas às reais necessidades da população, além de medir os resultados das iniciativas”, afirma a coordenadora do Orbis, Luciana Brenner.

Na avaliação da coordenadora do Movimento, Maria Aparecida Zago, a partir da implantação dessa nova cultura, a maioria dos participantes do Nós Podemos Paraná passou a entender que é muito relevante trabalhar com os Objetivos do Milênio. “As metas estabelecidas pela ONU passaram a ser consideradas como um desafio que não se resolve isoladamente. Precisa do esforço articulado de todos, cada um contribuindo com o que sabe fazer de melhor”, diz.

Portal ODM – Rocha Loures também falou sobre o Portal ODM, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef Brasil) e o Orbis, que trará informações sobre todos os municípios brasileiros, apresentando panorama do alcance dos ODM, disseminando informações que permitam maior conhecimento da realidade local. O Portal deverá estar disponível a partir de novembro.

O Orbis, com o apoio do Unicef Brasil, customizou, para os mais de 5 mil municípios brasileiros, o Sistema DevInfo com informações dos indicadores do milênio. “Sabe-se que o Portal, por si só, não será suficiente para garantir que os ODM sejam alcançados. Mas, com certeza, além de contribuir com as informações, poderá servir de inspiração para outras iniciativas, para outras parcerias”, disse Rocha Loures.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692