19/09/2008

Nós Podemos Paraná

Programa paranaense será apresentado na ONU

Iniciativa do Sistema Fiep é a única da América Latina a ser mostrada em encontro promovido pelas Nações Unidas

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, vai apresentar nesta terça-feira (23/09), na sede das Nações Unidas, em Nova York, o sistema de funcionamento do Movimento Nós Podemos Paraná, que é promovido pelo Sistema Fiep para que o Estado alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU no ano 2000, até 2010. “O Paraná resolveu avançar, diminuindo em cinco anos o espaço de tempo para o alcance das metas da ONU”, afirma Loures.

A experiência paranaense é a única da América Latina a ser mostrada no evento preparatório para o High Level Event, que vai reunir diversos chefes de Estado na ONU na próxima quinta-feira (25/09) para debater o desenvolvimento social no mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o convidado para fazer a abertura do encontro.

De acordo com o Rocha Loures, o Movimento Nós Podemos Paraná facilita a popularização das metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. “Usamos uma linguagem comum, de fácil compreensão. Com ele, fomentamos uma enorme rede social”, destaca.

O Movimenrto Nós Podemos Paraná foi escolhido para ser apresentado na ONU por ser considerado uma ação complementar efetiva, que leva para diversas localidades os conceitos globais dos Objetivos do Milênio. “Construímos uma plataforma catalizadora e de monitoramento de ações em favor do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Paraná”, explica o presidente da Fiep, lembrando que o programa promovido pela entidade completou três anos de existência.

Rocha Loures destaca ainda que a proposta do Nós Podemos Paraná é fomentar um processo construcionista, que estimule o imaginário futuro. Os Círculos de Diálogo são espaços de aprendizagem para o empreendedorismo social. “Em todos os nossos encontros fomentamos a criação de um plano de ação. A pergunta que inspira as reuniões é qual a contribuição que o grupo pode dar para fazer acontecer a mudanças necessárias”, informa.

O presidente do Sistema Fiep lembra também que um dos diferenciais do programa paranaense é o monitoramento das ações. “Para isso, contamos com o Orbis, um observatório modelo para medir indicadores ambientais e socioeconômicos e o progresso das iniciativas voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, complementa.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692