08/08/2008

Sistema Fiep lança projeto Educar para a Sustentabilidade

Iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial visa estabelecer um ponto comum para o conceito da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior do Estado

Foi lançado na noite de quinta-feira (07), durante o 1º Congresso Nós Podemos Paraná e 7ª Mostra de Ação Social, que acontecem em Curitiba, o projeto “8 Jeitos de Educar pela Sustentabilidade”. A Iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Núcleo de Instituições de Ensino Superior.   Estão entre os objetivos do projeto: incentivar professores e comunidade diretiva da instituição de ensino a participar dos diálogos sobre o tema, inserir nos projetos político-pedagógicos diretrizes voltadas à educação para a sustentabilidade, formar professores para este novo modelo e criar um programa institucional comprometido com a causa.

“Precisamos de um ponto comum para o conceito da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior do Estado, para que os projetos desenvolvidos alcancem metas concretas e eficazes”, afirma a assessora de Ação Social do Sistema Fiep, Carla Mocellin. Segundo ela, a partir deste alinhamento as instituições poderão definir formas para alcançarem a eficácia da educação para a sustentabilidade e incluí-la nos projetos político-pedagógicos institucionais.

A professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sonia Ana Charchut, acredita que a grande dificuldade é a diversidade de conceitos existentes para o tema. “As instituições deveriam trabalhar com um conceito comum.”

Uma das iniciativas é o modelo de Cidades Educadoras, que trabalha com projetos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Uma cidade educadora implica mudanças no plano local e global. Quando uma cidade se transforma, isso não ocorre de maneira isolada. Ela se transforma e é transformada. Os programas desenvolvidos não ficam circunscritos à cidade, isso cria uma onda ao redor e o resultado é enriquecedor para todos”, comenta o coordenador da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, Rodrigo Perpétuo.

O movimento de cidades educadoras surgiu em 1990, em Barcelona, na Espanha. Atualmente, existem 343 cidades, em 35 países, associadas na AICE (Associação Internacional de Cidades Educadoras). “A educação é um processo que se constrói em conjunto e passa pelo conceito de dinâmico e democrático de sustentabilidade”, afirma Perpétuo.

Cidades pela Educação – Outra iniciativa apresentada na mesa redonda “Educação para a Sustentabilidade” foi o Movimento das Cidades pela Educação Básica (www.cidadespelaeducacao.org.br). Criado durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento das Cidades, em fevereiro, em Porto Alegre (RS), o movimento visa reforçar as boas iniciativas e reduzir os números negativos da educação básica com foco nos municípios.

O objetivo é colocar a educação básica como prioridade número 1 através de quatro metas para cada cidade: estabelecer uma data limite para garantir a alfabetização de todas as crianças de até 8 anos; definir o percentual de aumento anual do Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB); estipular uma data para universalização da pré-escola, com crianças a partir de 4 anos; e exigir que todos os candidatos às eleições de 2008 assinem um compromisso com as metas anteriores.

O Movimento das Cidades pela Educação Básica é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Associação Comercial do Paraná (ACP), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Paraná (IBQP), Secretaria do Estado da Educação, Conselho de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (representada pelo deputado estadual Teruo Kato), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), União dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime) e Conselho Estadual de Educação.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692