11/07/2008

Educação e sustentabilidade

Guarapuava participa do Congresso Nós Podemos Paraná

Os projetos “Centro de Nutrição Renascer” e “Entre João e Maria”, ambos de Guarapuava, foram selecionados na Mostra de Projetos Nós Podemos Paraná para participar da 7º Mostra Ação Voluntária e 1º Congresso Nós Podemos Paraná, de 6 a 9 de agosto, no Cietep, em Curitiba. O 1º Congresso Nós Podemos Paraná tem como tema Educação para a Sustentabilidade. As inscrições para o Congresso e Mostra podem ser feitas no site www.mostradeacaovoluntaria.org.br.

Para serem apresentados em Curitiba, os projetos passaram por um processo de seleção entre iniciativas sociais desenvolvidas na região Centro-sul. A seleção, comandada pelo Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), acontece em seis regiões do estado e visa dar visibilidade às organizações sociais e aos seus projetos que contemplem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O Centro de Nutrição Renascer atua desde setembro de 1994 e destina-se a crianças com desnutrição de III grau que necessitam serem internadas, visando uma recuperação nutricional. Os familiares participam de cursos de capacitação com a finalidade de encaminhamento para o mercado de trabalho. São atendidas de 150 a 200 crianças por mês, de toda a região de Guarapuava.

“As crianças desnutridas são cadastradas e passam por acompanhamento até sua recuperação. Dependendo do grau de desnutrição, a criança pode ficar até dois meses internada, indo para casa apenas no final de semana”, afirma a auxiliar de enfermagem Eliete Tarseca, ressaltando que a família não tem custo algum. O projeto ainda capacita as famílias para que se dê continuidade ao trabalho realizado na busca de um padrão nutricional ideal.

Outro projeto que será apresentado em Curitiba é o “Entre João e Maria: conversando com a Lei Maria da Penha”, iniciativa do Programa Universidade Sem Fronteiras - Incubadora de Direito Sociais, Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O projeto visa promover, divulgar e efetivar a Lei Maria da Penha por meio de diferentes ações envolvendo os municípios de Guarapuava, Pinhão, Pitanga, Laranjeiras do Sul e Palmas.

A lei Maria da Penha entrou em vigor em setembro de 2006 e alterou o Código Penal em favor das mulheres vítimas de violência doméstica e sexual: o agressor passou a poder ser preso em flagrante ou preventivamente, e o tempo máximo de permanência na prisão aumentou de um para três anos. Dados da Fundação Perseu Abramo mostram que no Brasil, uma em cada cinco mulheres já sofreu algum tipo de violência física, sexual ou outro abuso praticado por um homem.

“Um dos principais trabalhos é organizar encontros com grupos organizados da sociedade civil, tais como associações, conselhos municipais e Instituições não governamentais a fim de esclarecer a existência da lei e estabelecer parcerias visando cobrar e estabelecer o controle social de Políticas Públicas para as Mulheres”, diz o coordenador do projeto e antropólogo, José Ronaldo Fassheber, ressaltando que deve existir uma cobrança por parte da sociedade para  que os governantes cumpram a lei.

O projeto surgiu em novembro de 2007 e já surte resultados. “A partir das palestras e trabalho de panfletagem, já vemos uma mudança de comportamento nas mulheres. Muitas desconhecem a lei e têm vergonha ou medo de denunciar, mas vemos um aumento no número de denúncias em todas as classes sociais”, ressalta Fassheber.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692