12/06/2008

Nós Podemos Paraná

Fazenda Rio Grande: valorizar mulher, idoso e criança para alcançar os Objetivos do Milênio

As propostas foram feitas durante o Círculo de Diálogo promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, nesta quarta-feira (11)

Ações de valorização da mulher e de atenção aos idosos e às crianças são as prioridades apontadas pela comunidade de Fazenda Rio Grande para melhorar a vida no município e também contribuir para que o Paraná alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). As propostas foram apresentadas durante o Círculo de Diálogo promovido na cidade, nesta quarta-feira (11). A realização é do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O encontro lotou o salão paroquial da Igreja São Gabriel, com a presença de cerca de 160 pessoas, entre elas o prefeito, Antonio Wandscher, secretários municipais, empresários e lideranças da comunidade. “As propostas surgidas aqui, da comunidade, vêm ao encontro das prioridades de nossa administração da Fazenda Rio Grande. Acreditamos que a base para o alcance dos Objetivos do Milênio seja a família, o idoso e as crianças, com ações de educação e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Educação e capacitação – Uma das preocupações manifestadas pela comunidade de Fazenda Rio Grande, no Círculo de Diálogo, foi a de conquistar igualdade para as mulheres. O grupo de trabalho que avaliou essa questão propôs a criação do projeto “De mulher para mulher”, para ressaltar o valor de cada cidadã na comunidade.

A idéia é criar grupos de atuação nos bairros, pelos quais as mulheres mais velhas e experientes ensinarão suas habilidades às jovens (culinária, costura, cuidados com a casa e filhos). Em troca, as meninas atualizarão as senhoras, com os conhecimentos que adquirem na escola.

Foi proposto também um programa de sensibilização e orientação às famílias, para que os pais participem e acompanhem mais de perto a gravidez das filhas, inclusive do pré-natal. O objetivo é envolver a família nas ações de proteção à gestante e à criança.

A criação de uma cooperativa de pais e alunos foi outra sugestão muito bem recebida. A organização atenderá as crianças no contra turno escolar, com atividades de capacitação e reforço escolar. O ponto especial é que esse trabalho envolveria, principalmente, pessoas já aposentadas, para repassar o conhecimento de seus respectivos ofícios. A idéia é que o trabalho tenha remuneração.

Outra sugestão dos grupos de trabalhos de Fazenda Rio Grande é a de organizar a produção de sacolas de lona, uma atividade voltada a geração de renda, valorização e auto-estima das mulheres. A proposta é que as sacolas sejam produzidas com material descartado por tecelagens da região.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692