21/05/2008

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Movimento Nós Podemos Paraná promove Mostra de Projetos Sociais

A exposição, que acontece em Curitiba e cinco cidades do interior, contempla as dez melhores práticas regionais, que tenham foco em algum dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), promove em junho e julho, em Curitiba e cinco municípios do Estado, a Mostra de Projetos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Serão contempladas as dez melhores práticas regionais de projetos sociais, que tenham por objetivo transformar o Paraná em um estado melhor para todos. Para participar, o projeto inscrito deverá manter seu foco em algum dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A primeira mostra acontece dias 05 e 06 de junho, em Toledo, no Oeste Estado. A inscrição dos projetos desta região deve ser feita até este sábado (24),  preferencialmente através do site www.nospodemosparana.org.br, no  formulário-padrão,  ou  através  do  e-mail odm@fiepr.org.br.  As demais mostras acontecem em Londrina (25 de junho); Guarapuava (02 de julho); Pato Branco (08 de julho); Ponta Grossa (15 de julho) e Curitiba (24 de julho).

Mundo melhor - Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio se constituem em uma série de metas sócio-econômicas, (renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente), proposta pela Organização das Nações Unidas e assumidas por 191 países. O prazo da ONU para alcance dos ODMS é 2015.

Articulado pelo Sistema Fiep, através do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná, o Movimento Nós Podemos Paraná atua para que o Estado alcance os ODMS até 2010 – cinco anos antes do prazo da ONU.

A Mostra de projetos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é uma das ações do Movimento. Além de dar visibilidade às boas iniciativas realizadas pelos municípios, a idéia é que a difusão dos bons projetos sociais poderá levar alguns deles a serem seguidos por outras localidades.

Com a realização das mostras de projetos serão valorizadas as estratégias de desenvolvimento local sustentável, que servirão de referência para as ações e projetos que visam melhor qualidade de vida da população. Os projetos apresentados poderão sensibilizar o poder público,  a  iniciativa  privada,  o  terceiro  setor  e  a população  em  geral,  a  fazerem  parte  do  esforço  de  mobilização  do Movimento Nós Podemos Paraná,  divulgando  os  ODM.

Outro papel desempenhado pelas Mostras de Projetos de ODM é o de fortalecer os Núcleos Locais de Trabalho, preparando-os na temática de elaboração de projetos e captação de recursos e de apoiar novas iniciativas regionais de projetos de sustentabilidade.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692