16/05/2008

Nós Podemos Paraná

Ribeirão Claro prioriza educação e saúde para atingir os Objetivos do Milênio

As propostas da comunidade do município foram apresentadas nesta quarta-feira (14) durante o Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Fiep

Lideranças, autoridades e comunidade do município de Ribeirão Claro, no norte pioneiro do Estado, participaram nesta quarta-feira (14) do Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná. Eles discutiram idéias e apresentaram propostas de ações concretas para atingir, até 2010, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O encontro, que reuniu mais de 250 pessoas, fez parte das comemorações pelos 100 anos do município. Ações de educação, de promoção da saúde, principalmente de meninas adolescentes, além de iniciativas que incentivem e viabilizem mais participação popular foram destaques nas propostas feitas pela comunidade.

Participaram o prefeito de Ribeirão Claro, Francisco Carlos Molini; o prefeito de Carlópolis, Isaac Tavares; as secretárias municipais de Educação e Cultura, Giovana Aparecida Cornélio, e da Saúde, Ana Maria Baggio Molini, além do gerente da unidade do Senai de Londrina, Alexandre Lourenço Ferreira.

Os ODMs foram propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e são uma série de metas sócio-econômicas, que abrangem as áreas de renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente. O prazo proposto pela ONU para alcance dos ODM é 2015.

O Movimento Nós Podemos Paraná é articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi, e tem como objetivo contribuir para que o Paraná alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU. A iniciativa está totalmente alinhada com o papel do Sistema Fiep, pois segundo o presidente, Rodrigo da Rocha Loures, o desenvolvimento local cria um ambiente propício ao empreendedorismo e a competitividade das indústrias.

Uma das principais ações do Movimento são os encontros Círculos de Diálogo, em que a população é convidada a participar, propondo ações para o desenvolvimento local e que contribuam com o alcance dos ODMs.

Em dois anos, o Movimento envolveu 13 mil pessoas, em mais de 200 cidades do Estado, formando uma grande Rede de Voluntários. Em 2008 estão sendo realizados mais 27 encontros, seis deles em Curitiba e 21 em diferentes municípios de todas as regiões do Paraná.

Cápsula do tempo - Para o prefeito Francisco Carlos Molini, está na hora de os municípios deixarem apenas de esperar recursos do poder público, para projetos nem sempre prioritários. “Os governantes devem ouvir o povo sobre o que ele quer para sua cidade. E o Movimento Nós Podemos Paraná está fazendo exatamente o que é preciso fazer para o poder público atender melhor a população”, disse ele. “Tudo o que resultar do Circulo de Diálogo de Ribeirão Claro será guardado numa cápsula do tempo para ser relembrado daqui a 50 anos”, afirmou.

A importância da melhoria da educação foi ressaltada pelo gerente do Senai Londrina, Alexandre Lourenço Ferreira. “Todas as entidades do Sistema Fiep têm trabalhado pela melhoria da Educação, pelo desenvolvimento humano. Quando trabalhamos pela educação do cidadão começamos atingir a prosperidade”, destacou Ferreira.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Claro, Ana Maria Baggio Molini, apresentou os projetos implantados na cidade, dentre eles alguns pioneiros na região, como o Projeto Menarca de Promoção â Saúde da Menina.  O Menarca começou num Circulo de Dialogo, em 2007 e já dá seus frutos. Ele é um dos 160 inscritos no Estado para a Mostra de Projetos do Movimento Nos Podemos Paraná, que está em fase de seleção.

O projeto forma adolescentes para orientarem outras meninas, de idade entre 11 e 16 anos, sobre educação sexual. As jovens aprendem formas de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Gravidez na Adolescência, câncer ginecológico e ensina as funções do aparelho reprodutor. “Enfatizamos que este não é o melhor momento para uma gravidez”, explicou Thaysa Cornélio,14 anos, integra o Menarca desde sua criação.

O Círculo de Dialogo de Ribeirão Claro reuniu muitos jovens, a começar pelos integrantes da Banda Municipal Musical João Pereira do Nascimento formada por adolescentes, que abriu o encontro.
Ainda serão realizados diversos Círculos de Dialogo em todo o Estado durante 2008. As inscrições podem ser feitas no site www.nospodemosparana.org.br

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692