05/05/2008

Primeiras lições

Pré-escola impulsiona o saber

Pré-escola impulsiona o saber

Estudo do MEC comprova a importância da educação infantil no Brasil. Crianças que passaram pela creche têm melhor desempenho em matemática

Crianças que cursam a educação infantil têm melhores notas em matemática nas avaliações feitas pelo Ministério da Educação quando chegam à 4ª série. O fato de freqüentar a creche e a pré-escola faz com que o aluno evolua em um ano de escolaridade. Com isso, seus conhecimentos passam a equivaler ao da média dos estudantes de 5ª série. Em algumas regiões, como no Sudeste, o efeito é ainda maior, e as crianças demonstram desempenho compatível ao da 7ª série.

Os resultados fazem parte do estudo “O Efeito da Educação Infantil sobre o Desempenho Escolar medido em Exames Padronizados”, elaborado pela consultora do MEC Fabiana de Felício e pela economista do Banco Itaú Lígia Vasconcellos. A pesquisa – que trata de crianças entre 0 e 5 anos – é uma das primeiras no Brasil a confirmar numericamente a relevância desse nível de ensino, defendida há anos por educadores. Efeitos semelhantes já foram identificados em outros países.

Segundo Fabiana, os resultados seriam parecidos se fosse analisado o desempenho em português. “O impacto é ainda maior em matemática do que em português porque, de um jeito ou de outro, as crianças acabam tendo contato com a linguagem em casa”, diz a pesquisadora. O estudo analisou os resultados das crianças de 4ª série, apenas de escolas públicas, no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil.

O primeiro é um exame de matemática e português feito por amostragem pelo MEC há mais de dez anos. O segundo existe desde 2005 e é realizado com crianças de 4ª e 8ª séries de toda a rede pública nas mesmas disciplinas. As provas analisadas foram feitas em 2003 e em 2005.

A evolução da criança em uma ou mais séries não é algo fora do normal ou além do que seria adequado para a idade. Isso porque o conhecimento demonstrado pelos alunos de 4ª série hoje está longe de ser considerado ideal. Especialistas afirmam que aos 10 anos (4ª série) elas deveriam ter nota equivalente ao que se registra na 8ª série no país. “A educação infantil ajuda justamente nisso. As políticas públicas precisam dar importância para esse nível de ensino”, diz Fabiana.

O estudo mostra o efeito da educação infantil não só no Saeb como também na Prova Brasil e Saeb juntos. No segundo caso, o impacto é maior. Crianças que passaram por esse nível obtiveram, em média, 15,9 pontos a mais que as demais. Segundo os resultados atuais nas duas avaliações, 44 pontos separam o desempenho das crianças de 4ª série das de 8ª, ou seja, a cada 11 pontos a mais, o aluno evolui um ano. A Região Norte foi a que registrou efeito menor.

Estimativas feitas na pesquisa mostram ainda que, se todas as crianças brasileiras tivessem freqüentado a educação infantil, a média seria de 180,5 pontos; quase 15 pontos acima do desempenho que seria registrado se nenhuma criança tivesse acesso à creche e à pré-escola. “O desenvolvimento cognitivo, emocional, psicológico e social da criança entre 0 e 5 anos é crucial para a aprendizagem futura”, diz a coordenadora de educação do Unicef do Brasil, Maria de Salete Silva. Segundo ela, a educação infantil aparece em 36 das 37 redes de ensino do país selecionadas no estudo que aponta bons exemplos.

Déficit

Atualmente, cerca de 6,5 milhões de crianças freqüentam a educação infantil no Brasil. O atendimento em creches equivale a só 15% da população de 0 a 3 anos – a meta no país, por lei, é chegar a 50%. Na pré-escola, são 67%. Só em São Paulo, apesar de o número diminuir a cada ano, há 120 mil crianças na fila por uma vaga.

A educação infantil ganhou essa denominação a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Antes disso, as creches faziam parte da assistência social dos municípios. Mas isso só começou a sair do papel perto de 2000. Em São Paulo, apenas em 2002 elas foram transferidas para a Educação. As mudanças foram, em parte, influenciadas por resultados de pesquisas científicas mostrando que é na primeira infância que ocorre o maior desenvolvimento do cérebro.


Entrevista: Silvia Colello, educadora da Universidade de São Paulo (USP)

Por que a educação infantil é importante no desenvolvimento da criança?

Porque o ingresso na educação infantil representa um salto qualitativo no processo de socialização e aprendizagem. Pela primeira vez, ela passa a conviver com colegas da mesma idade, a se relacionar com adultos em novas bases afetivas, a ter contato com diferentes objetos, a agir conforme as regras em ritmos mais sistemáticos e a responder exigências de desempenho.

Todas as crianças deveriam cursar a educação infantil ou há casos em que, em casa, podem ter os mesmos benefícios?

A vida familiar é importante e merece ser valorizada, mas definitivamente não pode substituir a escola. Casa e escola são âmbitos educativos insubstituíveis, paralelos e complementares.

O que é importante observar ao procurar uma escola de educação infantil para o filho?

Os pais devem considerar a localização, de preferência, não muito longe de casa, as condições de segurança e higiene, a adequação de horários, de espaço e de material. E devem principalmente se preocupar com a consistência da proposta pedagógica e com o preparo dos profissionais que atuam na escola.

Muitas mães que trabalham acabam deixando os filhos com a avó, babá, vizinha, amiga. Isso pode ser prejudicial para a criança?

Falar genericamente em prejuízo por ficar em casa pode ser exagero. Pelo lado inverso, os pais não devem se sentir culpados quando, por necessidade, colocam os filhos muito cedo no berçário ou na creche. Em instituições bem estruturadas, a experiência pode ser bem aproveitada pela criança. No limite, considerando os benefícios da educação infantil, diria que todas as crianças de 3 anos deveriam estar na escola.

Fonte: Gazeta do Povo

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