30/04/2008

Círculo de Diálogo de Cascavel

Encontro propõe ações de educação, meio ambiente e de estímulo à leitura

O encontro de Cascavel reuniu representantes de Foz do Iguaçu, de Capitão Leônidas Marques e Céu Azul,Toledo,  além de grupos de Santa Tereza, Corbélia, Ibema, entre outros.

O Círculo de Diálogo de Cascavel, realizado terça-feira (29/04), reuniu lideranças de diversos segmentos e pessoas da comunidade não só do município, mas também de outras cidades da região Oeste, como Foz do Iguaçu, de Capitão Leônidas Marques e Céu Azul, Toledo, além de grupos de Santa Tereza, Corbélia, Ibema, entre outros.

Realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o encontro teve a presença do vice-presidente da Fiep, José Luiz Parzianello; do coordenador regional da Fiep em Cascavel e Foz do Iguaçu, Vilson Vilmar Basso; do gerente regional Oeste do Sesi/Senai, Ademir Vicente da Silva, dirigentes de sindicatos empresariais, empresários e autoridades locais.

Durante quatro horas, eles dialogaram e apresentaram propostas de ações concretas para promover o desenvolvimento local e contribuir para que o Estado alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
As propostas apresentadas estão relacionadas à ampliação do acesso à informação, a maior atenção às gestantes e bebês; reforço nas ações de orientação e conscientização ambiental, além de incentivo ao conhecimento e cultura, através de ciclos de leitura e bibliotecas abertas ao público.

“Ponto vital é o esforço para se reduzir a diferença entre a educação básica pública e a particular”, disse o coordenador da Fiep, Vilson Basso, que fez a abertura do encontro, representando o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “Com apenas esta questão, já teremos um grande ganho e poderemos atingir outros Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, afirmou Basso.

Parceira do Movimento Nós Podemos Paraná, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel esteve representada por seu presidente Waldinei Silva, e pelo vice, Marcos Roberto Teixeira. “Somente a união entre a sociedade e o poder público permitirá que atinja as metas dos ODM”, disse Silva.

Para o vice-presidente da entidade, a essência do Movimento Nós Podemos Paraná é o resgate da cidadania e um dos caminhos para isso é o trabalho voluntário. “Precisamos ter essa consciência amadurecida, que além dos interesses pessoais”, afirmou ele. “Existem milhões de pessoas carentes de cidadania. Ela será resgatada quando, com o esforço de todos, conseguirmos atingir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio”, concluiu.

Propostas - Entre as sugestões feitas pela comunidade no Círculo de Diálogo de Cascavel está a de criação, nas comunidades carentes, telecentros de informação. A idéia é capacitar grupos de pessoas, para se tornarem multiplicadores. O centro Informática e mídia permitiria às pessoas se comunicarem  e se expressarem dentro de uma rede de comunidades

No que se refere à qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, a sugestão é reforçar ações de orientação e conscientização nas escolas, por meio de oficinas e atividades para pais e filhos.

O Sindicato da Indústria da Panificação, parceiro do Movimento Nós Podemos Paraná, sugeriu melhorar a coleta seletiva por parte das empresas e órgãos públicos, além de realização de campanha nos bairros, palestras nas escolas e capacitação de voluntários.

Outra sugestão é a de mapear e disseminar as ações de voluntariado em responsabilidade socioambiental em Cascavel e região, utilizando uma agência, que centralizaria os projetos.

O encontro propôs, ainda, uma série de ações para incentivar a leitura, como ciclos de leitura, contação de história, dramatização, campanha para doação de livros, parceria com editoras. Outra sugestão é a de criação de bibliotecas em locais abertos ao público.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692