Ação Social do Paraná investe em projetos de segurança alimentar
Acabar com a fome e a miséria é um dos objetivos do projeto que se realiza em seis comunidades da mesorregião metropolitana de Curitiba e prioriza famílias em situação de vulnerabilidade social.
Parceiro do movimento “Nós Podemos Paraná”,
a Ação Social do Paraná (ASP) desenvolve, desde março de 2006, ações para a melhoria
dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU. Um dos objetivos é acabar com
a fome e a miséria na mesorregião Metropolitana de Curitiba, onde em 2000, tinha 15% de sua população
abaixo da linha da pobreza, aproximadamente 390 mil pessoas nessa condição.
Este ano, com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Ação Social do Paraná - ASP vai desenvolver projetos de Segurança Alimentar e Nutricional nas comunidades de Caximba, Tatuquara, Orlens, Parolim, em Curitiba (PR) e no distrito da Borda do Campo, em São José dos Pinhais (PR), priorizando as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.
Oficinas Sócio-Educativas serão realizadas, com o objetivo de desenvolver nas comunidades o senso critico sobre temas como: Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), Política de Segurança Alimentar Nutricional, Educação Alimentar, Cultura Alimentar, e Economia Solidária. O trabalho tem também como propósito o fortalecimento dos vínculos familiares, socialização e educação; desenvolvimento comunitário e geração de renda, bem como o fortalecimento de redes sociais.
Pe. José Aparecido Pinto diz que promover a vida é a idéia fundamental que norteia esse trabalho e explica que, “de forma profissional, a ASP vai ao encontro do homem e da mulher para mostrar-lhes os caminhos da emancipação que exige coragem e compreensão da realidade social, econômica e ambiental. Essas atitudes que geram mudanças na transformação da vida dos excluídos e que devem ser sujeitos do processo”, afirma.
Os temas das oficinas são escolhidos em discussões em torno da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), aprovada em setembro de 2006. Esta Lei traz consigo a necessidade de debater amplamente a questão da fome, dos hábitos alimentares e de um novo modelo de desenvolvimento, baseado na agroecologia e na agricultura familiar. Um dos espaços de discussão é o “FESAN-PR” que desde 2003 mobiliza a sociedade paranaense para construção de uma Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
Entre os projetos desenvolvidos pela ASP destacam-se as ações sócio educativas, a brinquedoteca comunitária, as Cozinhas Comunitárias, as Panificadoras Comunitárias e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA (www.acaosocialdoparana.org.br).
Contatos: Luciano Planca (Assessor Social)(41) 3332-6856 / (41) 8416-4372 - lucianoplanca@acaosocialdoparana.org.br
Mara Cristina Ferreira (Coordenado de Projetos)(41) 3332-6856 – marinhacf@yahoo.com.br
Envie para um amigo