PARCERIA ENTRE FAO E FIEP VAI AGILIZAR METAS DO MILÊNIO
Esta é a primeira vez que a FAO estabelece uma parceria
com o setor privado no Brasil
Uma parceria entre o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) assinada na última quarta-feira (16), em Curitiba, vai contribuir para a agilização das metas dos Objetivos do Milênio no Paraná. Esta é a primeira vez que a FAO estabelece uma parceria com o setor privado no Brasil. “Estamos buscando o setor privado e empresas responsáveis”, disse José Tubino, representante da FAO no Brasil que assinou a carta de intenções com a Fiep. Segundo ele, “só o governo não tem fôlego para atingir sozinhos os objetivos. Por isso, parcerias estratégicas como esta são fundamentais”. Tubino disse que o foco da FAO são empresários que não trabalham apenas pensando no aspecto econômico, mas têm responsabilidade social e ecológica. O representante da FAO destacou a grande responsabilidade do Brasil na questão da sustentabilidade.
“Temos certeza que o Brasil vai crescer, mas precisamos nos preocupar de que forma será este crescimento porque ele tem que ser sustentável e é nisso que queremos ajudar”, destacou.
O vice-presidente da Fiep, Odair Ceschin, que representou o presidente da entidade, Rodrigo da Rocha Loures, no evento, disse que o grande objetivo da Federação é congregar todos os empresários para produzirem pensando na sustentabilidade. Ele informou que a Fiep já mantém, desde 2006, o programa Nós Podemos Paraná que tem por objetivo antecipar em cinco anos o alcance das metas dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU para 2015.
“Com esta parceria com a ONU vamos reforçar especialmente as metas 1, 7 e 8 dos Objetivos do Milênio, que são: acabar com a fome e a miséria; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todos trabalhando pelo desenvolvimento”, informou Maria Aparecida Zago, coordenadora do Nós Podemos Paraná. Para a Fiep, a cooperação com a FAO permitirá a promoção, junto ao setor industrial paranaense, da cultura do desenvolvimento sustentável, priorizando as comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
As duas instituições parceiras vão direcionar esforços conjuntos na promoção, em especial, das seguintes ações:
Envie para um amigo