06/11/2007

ONU e Google criam site para avaliar ODM

Página na internet traz mapas e indicadores de 130 localidades para acompanhar o desempenho dos países nos Objetivos do Milênio

O Google, o PNUD e a empresa de tecnologia Cisco lançaram, nesta quinta-feira (1º), uma ferramenta que agrupa, em um único site, indicadores, mapas e análises sobre o desempenho de mais de 130 localidades nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, uma série de metas socioeconômicas que os paises da ONU se comprometeram a atingir até 2015). As páginas trazem os dados mais recentes das Nações Unidas, por país, sobre temas como renda, saúde materna e infantil, educação e gênero.

Chamado MDG Monitor, o site visa divulgar o que tem sido feito para cumprir as metas da ONU. As informações estão disponíveis permanentemente para download na pagina do MDG Monitor, em inglês.

Basicamente, a ferramenta organiza os indicadores da Divisão de Estatísticas da ONU sobre os Objetivos do Milênio por país e em mapas. Além disso, recupera informações sobre os relatórios nacionais de acompanhamento dos ODM verificar se o desempenho de cada localidade é ou não suficiente para cumprir os oito objetivos. Também disponibiliza notícias de diferentes fontes sobre o assunto.

O site também poderá ser acessado pelo portal do Google Earth, programa que oferece aos internautas um modelo tridimensional do globo terrestre. Haverá, durante um período, um anúncio do MDG Monitor no site para que os cerca de 300 milhões de usuários do programa possam acessar os dados reunidos pelo PNUD.

"Alcançar os Objetivos é uma tarefa global, que exige que os governos, as organizações internacionais, as empresas privadas e as organizações não-governamentais trabalhem juntas", declarou Ban Ki-moon (pronuncia-se "gui mun") secretário geral das Nações Unidas. "O MDG Monitor permite verificar os êxitos e os desafios do desenvolvimento humano com um só clique", resumiu o administrador do PNUD, Kemal Dervis.

"Fazemos votos para que os Objetivos do Milênio e as questões de desenvolvimento humano sejam mais divulgadas, e acreditamos que Google Earth e seus usuários de todo mundo podem desempenhar um papel importante para que isso se converta em realidade", disse o chefe de tecnologia do Google Earth, Michel T. Jones.

A empresa Cisco ofereceu respaldo técnico e financeiro para o desenvolvimento do site e a agência Bontron & Co. criou, gratuitamente, o logotipo do portal.

Fonte: PNUD

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692