05/11/2007

Recorde

Levante-se e faça sua parte une 43,7 milhões de pessoas

Manifestações em 127 países em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e contra a Desigualdade bate novo recorde Guinness, superando o de 2006, que foi de 23,5 milhões

A campanha de mobilização mundial em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e contra a Desigualdade reuniu quase 44 milhões de pessoas em 127 países. Segundo os organizadores, 43.716.440 manifestantes participaram do ato, que convidou as pessoas a levantarem-se como forma de mostrar sua disposição de colaborar com as metas dos objetivos de desenvolvimento do Milênio, propostas pela ONU.

O número de participantes é maior do que a população de muitos países e supera o contingente reunido no ano passado - 23,5 milhões de pessoas - e entrou para o Guinness Book of Records. Só na Ásia o número de manifestantes já foi suficiente para ultrapassar o total de 2006 (27.612.061). Na América Latina e no Caribe foram 734.185, na África, 7.473.057, e na Região Árabe, 2.546.885, mais que na Europa (218.604), na Oceania (117.333) e na América do Norte (109.828).

No Paraná, com base em registros do Movimento Nós Podemos Paraná, uma série de eventos reuniu 4.412 pessoas. Londrina registrou o maior número de participação com 2412 pessoas; Maringá 1.800; Paranavaí 150 e Rio Negro 50.  As atividades incluíram atos em escolas, universidades, empresas, eventos culturais e estudantis, entre outros. As reivindicações abrangiam reivindicações para que os países em desenvolvimento priorizem os cidadãos que mais precisam e para que os três setores da sociedade se organizem e trabalhem pelos ODM, principalmente pela erradicação da pobreza. A coordenadora do movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal, disse que esta mobilização é muito importante para despertar nas pessoas para a necessidade de trabalhar pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e contra a desigualdade.

No Brasil, o destaque foi o intervalo do jogo da seleção brasileira contra o Equador, quando o telão do Maracanã exibiu um vídeo em que o ex-atacante Bebeto convidava os cerca de 85 mil torcedores a se levantar em prol dos Objetivos do Milênio. Os organizadores de cada evento contavam ou estimavam o número de manifestantes e enviavam as informações, via internet, à organização central, responsável por consolidar os dados.

"Juntos, quebramos o incrível recorde do maior número de pessoas levantando-se para reivindicar ações contra a pobreza. Mas o recorde que realmente queremos quebrar é o recorde mundial de descumprir promessas e ignorar os pobres. Não queremos um número recorde de pessoas morrendo em razão da pobreza todo dia", afirmou a coordenadora-executiva da Campanha do Milênio da ONU, Eveline Herfkens.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692