30/10/2007

Iniciativa

Paraná divulga resultados da campanha da ONU Levante-se e Faça sua Parte

A campanha da ONU contra a pobreza "Levante-se e faça sua parte", pelos Objetivos do Milênio e contra a desigualdade, teve a adesão do movimento Nós Podemos Paraná. A ação aconteceu em todo o mundo, durante 24 horas, das 18 horas do dia 16 de outubro às 18 horas do dia 17 de outubro, e no Paraná contou com o apoio dos Núcleos Regionais do Nós Podemos Paraná, que mobilizou instituições, Prefeituras Municipais, fundações e  Ongs para se integrarem ao evento mundial.

Londrina - No dia 17 de outubro, às 9 horas, durante a realização da Oficina de Indicadores realizada pelo movimento Nós Podemos Paraná, através do Orbis, foi realizado um ato de reflexão contra a pobreza e pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Estavam presentes 20 pessoas.

Também no dia 17 de outubro, às 12 horas, membros da Empresa Júnior da UEL (Universidade Estadual de Londrina) promoveram um ato público no restaurante universitário com a participação de 300 alunos, para refletir sobre o movimento. Todos se levantaram ao mesmo tempo e foi lido um manifesto de apoio ao movimento. Uma carta assinada pelos membros das empresas juniores foi encaminhada ao Reitor, pedindo mais prioridade a projetos relacionados aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Coroados (RPC) para todo Paraná e teve também a cobertura da TV Tarobá.

Ainda no dia 17, às 10 horas, o IEEL (Instituto de Educação Estadual de Londrina), em parceria com a Secretaria Especial da Mulher, realizou uma oficina sobre o Objetivo 3 (Igualdade entre os sexos e a valorização da mulher). Participaram da oficina de trabalho duas técnicas da Secretaria Municipal da Mulher e 40 alunas (adolescentes) do IEEL. Na ocasião, foi lida uma mensagem lembrando o movimento Levante-se e faça sua parte e seus objetivos.

Outra programação no dia 17 foi realizada pelo Colégio Sesi Londrina, pela manhã, com alunos, família e colaboradores do Colégio que vão iniciar, em parceria com a empresa Laborsolo, o projeto "Plantando Saúde". A primeira ação será uma horta comunitária no Asilo São Vicente. O objetivo deste projeto é "Plantar Saúde" de todas as formas: física, emocional, social, afetiva e cognitiva propiciando, desta forma, o desenvolvimento humano e a construção da cidadania. No dia 17 eles se reuniram para uma manifestação contra a desigualdade e pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Participaram cerca de 350 alunos.

Contato: Luis Claudio Galhardi

Fones: (43)3294-5234 e

E-mail: luis.galhardi@sesipr.org.br

Rio Negro - O Núcleo Regional promoveu duas oficinas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Rio Negro, nos dias 16 e 17, das 13h às 17h. No dia 16 contamos com a participação de 25 estudantes com pretensão de ingressar no ano de 2008 no Colégio SESI PR Unidade Rio Negro. E no dia 17 a oficina aconteceu com 30 alunos da 1ª e 2ª série do ensino médio. A oficina aconteceu com muito entusiasmo, foi um momento de debate sobre os temas relacionados com os Objetivos do Milênio, para fechar este trabalho foi confeccionados desenhos artísticos os quais tratou desses assuntos.

Contato: Camila Vons

Fone: (47) 3643-9950

Paranavaí - Em Paranavaí, 150 pessoas que participavam da Oficina de Indicadores do Milênio, promovida pelo movimento Nós Podemos Paraná, através do Orbis, pararam no dia 17, às 14 horas, para fazer uma manifestação de apoio à campanha Levante-se e faça sua parte, quando foi lida uma mensagem contra a pobreza e pelos ODM.

Contato: Silvia e Adriana

Fone: (44) 34246221

Maringá - O movimento Nós Podemos Paraná também levou a campanha da ONU para a Olimpíada do Conhecimento, realizada pelo Sistema Fiep, em Maringá. 500 competidores, avaliadores e equipe técnica, em número de participaram de uma atividade no dia 16, às 18 horas. Foram apresentados os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que contemplam a redução da fome e da pobreza, a melhoria da educação e da saúde, além do respeito com o meio ambiente e os participantes amarraram no pulso uma fita branca, que representa a paz. Dia 17, a mobilização envolveu 1300 pessoas.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692