26/09/2007

Nós Podemos Paraná

União da Vitória promove seminário para divulgar os objetivos e metas do milênio

União da Vitória promove seminário para divulgar  os objetivos e metas do milênio

Gestão do conhecimento para a sustentabilidade foi um dos temas das palestras do XIII Seminário de Ciências Empresariais do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). O evento teve como objetivo levar o público a refletir sobre os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e o processo de desenvolvimento sustentável e a participação de cada cidadão.

A palestra foi proferida pelo professor Christian Luiz da Silva, coordenador de Mestrado e do Núcleo de Pesquisas Acadêmicas da Unifae Centro Universitário (Curitiba). Ele relatou o papel de cada cidadão e a importância do seu engajamento para o alcance das metas e objetivos estabelecidos para melhorar a qualidade de vida local, da região, do País e do mundo.

"É preciso estar atento à diferença entre a retórica e a prática do discurso, analisar como União da Vitória está situada dentro dessas metas e quais são suas prioridades para se desenvolver de maneira sustentável", afirmou, destacando que a gestão do conhecimento é fundamental para a participação das pessoas na construção do processo de desenvolvimento como um todo.

Outro ponto abordado foi sobre políticas públicas, que devem ser usadas e trabalhadas a partir de indicadores, para que possam ser direcionadas. Como todo recurso é escasso, deve haver um direcionamento da melhor forma para que esse recurso seja aproveitado no que é mais importante. "Sabendo quanto há de recursos e o que há de problemas, você tem como monitorar essas ações, os gastos que está fazendo e se realmente está acontecendo algum impacto, alguma mudança no município", afirmou.

Segundo Silva, o cidadão também deve estar envolvido com as políticas públicas. "Quanto mais homogeneização das informações, fazendo com que as pessoas se apropriem delas, dos indicadores e que venham a entendê-los e acompanhá-los, mais ações serão direcionadas para as prioridades do município", disse.

Durante as palestras e mesas redondas do Seminário, a idéia que ficou explícita é que cada pessoa deve fazer a sua parte no lugar onde mora, começando na própria casa. Esta é a opinião de Daniell Ribeiro, do segundo ano de secretariado executivo da Uniuv.  "Ajudo as pessoas que necessitam e separo o lixo reciclável. Essa é a minha forma de mudar o mundo", conta.

Nós Podemos Paraná - A coordenadora estadual do movimento Nós podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal, falou sobre os oito jeitos de mudar o mundo e o trabalho desenvolvido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). "Só mudamos a realidade global a partir do conhecimento da realidade local. Ninguém melhor do que a comunidade, as prefeituras e as lideranças locais para conhecer as fortalezas e os problemas a serem resolvidos". Destacou que a implementação de um empreendimento dessa natureza depende da iniciativa das lideranças e da articulação da sociedade, mas que a disposição dos empresários e a vontade política são fatores decisivos para a obtenção de resultados efetivos.

O movimento Nós Podemos Paraná é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, apoiada pelo Sistema Fiep e é representado por um conjunto de empresas, governos e organizações sociais que aceitaram o desafio de trabalhar para que o Paraná atinja as metas dos 8 Objetivos  de Desenvolvimento do Milênio em 2010, cinco anos antes do estabelecido pela ONU, que é 2015.

O Sistema Fiep, através do Sesi, aceitou o desafio de estruturar e articular o movimento e ao mesmo tempo conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos. Para isso conta com a parceria do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), responsável por monitorar as ações que envolvem o cumprimento dos objetivos e alertar a sociedade civil e os governos locais das prioridades existentes na região.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692