06/09/2007

Objetivos do Milênio

Nós Podemos Paraná realiza oficina de Elaboração de Projetos em Rio Branco do Sul

O município de Rio Branco do Sul vai sediar terça e quarta-feira (11 e 12) a Oficina de Elaboração de Projetos e Identificação de Fontes de Financiamento não Reembolsável, promovida pelo Movimento Nós Podemos Paraná, para os municípios da região. Será de 9 às 17 horas, na  ASEM (Associação dos Servidores Municipais) - rua Domingos Alessandro Nodari, 61, em frente à Cãmara Municipal. A oficina é gratuita e tem 50 vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever pelo site www.nospodemosparana.org.br.

O curso nasceu da necessidade e anseio dos participantes dos Círculos Locais de Trabalho da região (Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná, Itaperuçu, Campo Magro, Colombo e Almirante Tamandaré), que integram o Movimento Nós Podemos Paraná. Os trabalhos serão conduzidos pelo analista de projetos Ângelo Tadini e terão como foco as técnicas de elaboração de projetos, como captar recursos e como identificar fontes de financiamento não reembolsáveis.

O público alvo são integrantes de órgãos públicos e de entidades sem fins lucrativos que têm interesse em aprender a elaborar projetos. Os custos com refeição, deslocamento e hospedagem são de responsabilidade dos participantes. Para a participação é indispensável levar material reciclável (garrafas pet, latas, papelão) além de cola, tesoura, estilete, fita crepe, entre outros.

Módulos - A oficina se divide em seis módulos. Com o objetivo de contextualizar as questões referentes aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o primeiro módulo aborda o advento das grandes conferências nos anos 90 e dos ODM, dando destaque para os Indicadores de Desenvolvimento da Região Metropolitana, elaborados pelo Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis). O segundo módulo foca as principais premissas que antecedem a elaboração de projetos, motivando os participantes a trabalharem com as ações pró-ativas do planejamento.

Já o terceiro módulo ensina, "passo a passo", a elaboração de projetos, destacando os principais itens componentes para captação de recursos. No quarto módulo os participantes aprendem a preencher a elaboração de um plano de trabalho, que normalmente é exigido pelas principais fontes de financiamento. O quinto refere-se à identificação de fontes de financiamento não reembolsáveis. No último módulo os participantes trabalham em grupo na elaboração de um pré-projeto.

Nós Podemos Paraná - O Movimento Nós Podemos Paraná é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, que vem sendo estruturada e coordenada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi, com o apoio do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), em todo Estado. O movimento tem como meta atingir os Objetivos do Milênio no Paraná até 2010, cinco anos antes do prazo previsto pela ONU.

Serviço:

Oficina de Elaboração de Projetos para captar recursos

Data: 11 e 12 de setembro

Horário: 9h às 17 horas

Local: ASEM (Associação dos Servidores Municipais) - rua Domingos Alessandro Nodari, 61, em frente à Cãmara Municipal.

Informações e inscrições: www.nospodemosparana.org.br

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692