05/09/2007

Contradição entre o que se pensa e o que se faz é comum entre brasileiros

O Ibope fez uma pesquisa em todas as capitais estaduais e concluiu: os brasileiros sabem identificar as atitudes que podem melhorar a nossa qualidade de vida, mas nem sempre põem em prática.

Onde jogar pilhas e baterias usadas? "Sei que não posso jogar no lixo, mas onde, você tá me pegando", diz um jovem.

Reciclar o lixo é importante? "Reciclagem é superimportante", diz a administradora de empresas Daniela Padovani. Mas você separa material pra reciclagem? "Eu, em casa, não", ela responde.

Essa contradição entre o que se pensa e o que se faz é comum entre os brasileiros, quando o assunto é preservação do meio ambiente. Sabe aquela história: faça o que eu digo, não faça o que eu faço?

É exatamente isso que mostra uma pesquisa feita em todo o país pelo Ibope:

- 92% dos entrevistados acham que separar o lixo reciclável é uma obrigação da sociedade, mas só 61% fazem isso em casa.

- A pirataria é considerada crime por 68% dos entrevistados, mas apenas 30 % dizem nunca ter comprado um produto pirata.

- 85% dizem que vale a pena pagar mais por um produto que não agrida o meio ambiente, mas apenas 52% realmente compram esses produtos.

Os consumidores têm as suas explicações.

"Todos os produtos deviam não agredir o meio ambiente, hoje em dia. Acho que seria responsabilidade maior da própria empresa que fizesse um produto responsável", afirma a engenheira Isabel Petrilli.

"A gente precisa saber onde vai devolver essa pilha, essa bateria, pra que depois não jogue no lixo normal e venha poluir os rios", diz o estudante Flavio Porchat.

O responsável pela pesquisa avalia que o brasileiro, de maneira geral, está bem informado. Falta essa informação mudar a atitude.

"Falta realmente, internamente, as pessoas reconhecerem que fazem parte de um sistema, que o comportamento dele tem impacto sobre o outro e desenvolver um respeito pelo outro", acredita Nelsom Marangoni, coordenador da pesquisa do Ibope.

Maria José mudou de postura. Tudo o que é reciclável ela lava, guarda com cuidado, pra facilitar o reaproveitamento depois. "Cada um fazendo um pouquinho já a somatória é bem grande", diz ela.

Fonte: Jornal Nacional - veja o vídeo

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692