Ensino superior - 27/03/2017

Energia renovável foi tema de Ciclo de Estudos sobre os ODS.

clique para ampliarAlunos da ESIC participaram do evento (Foto: Aline Calefi)

O primeiro encontro do III Ciclo de Estudos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aconteceu ontem (23), na ESIC, em Curitiba. O evento é uma iniciativa do Sesi PR, Cifal Curitiba e Faculdade da Indústria IEL com a parceria da ESIC e da Celepar. O ODS abordado foi o 7 – Assegurar o acesso à energia confiável, sustentável, moderna e a preço acessível para todos.

O Ciclo de Estudos sobre os ODS contou com quatro palestras: professor doutor da Esic Espanha Tanguy Jacopin (online); professor mestre da ESIC, Luciano Castro; professor doutor da UFPR Paulo Afonso Bracarense Costa e o empresário Reinaldo Cardoso de Lima Neto.

O histórico dos ODS e os indicadores foram apresentados pela analista técnica do Núcleo de Indicadores de Desenvolvimento e Pesquisa (NIDEP), do Sesi PR, Yara Prates Kenappe.

“As Instituições de Ensino Superior (IES) precisam se engajar aos ODS, pois estão formando os líderes que serão responsáveis pelo desenvolvimento sustentável”, destacou o prof. Luciano Castro. Ele também destacou a importância dos Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME).

Sobre o tema da educação, o prof. Tanguy Jacopin citou o exemplo da Índia que nos últimos anos, investiu nesta área e obteve retorno com melhores índices educacionais. “O Brasil poderia fazer um benchmark com a Índia para buscar soluções locais e estrangeiras para a educação”, destacou.

O empresário Reinando Cardoso de Lima Neto apresentou a proposta da empresa Renova Green, que oferece um plano de energia solar - por assinatura - para consumidores residenciais, com a instalação de placas solares fotovoltaicas.

Já o professor Paulo Bracarense destacou aspectos para a produção e consumo sustentável de energia. “Precisamos unir esforços entre a academia e o setor produtivo neste sentido”, salientou.

A ESIC também apresentou algumas de suas contribuições para o alcance do ODS 7. “A energia elétrica do estacionamento é gerada por placas solares. Mas, vamos além isso, pois incentivamos os nossos alunos a se tornarem líderes que irão gerar negócios de forma sustentável”, disse o diretor acadêmico da ESIC, Alexandre Weiler.

O próximo encontro do Ciclo de Estudos sobre os ODS será no dia 18 de abril, às 8h, no ISAE/FGV.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692