03/09/2007

Nós Podemos Paraná

Objetivos do Milênio serão tema de desfile em Reserva do Iguaçu

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio serão tema do desfile cívico de 7 de setembro em Reserva do Iguaçu. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa integra o movimento Nós Podemos Paraná e consolida a decisão da Prefeitura Municipal de abraçar a causa e ampliar a divulgação e a conscientização sobre os Objetivos do Milênio, para que o Paraná possa alcançar as metas propostas pela ONU em 2010, cinco anos antes do prazo previsto, que é 2015.

Durante o desfile será distribuído material informativo preparado pela coordenação estadual do movimento Nós Podemos Paraná que tem sede em Curitiba, no Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também conhecidos como os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são: 1 - erradicar a extrema pobreza e a fome; 2 - atingir o ensino básico universal; 3 - promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 - reduzir a mortalidade infantil; 5 - melhorar a saúde materna; 6 - combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7 - garantir a sustentabilidade ambiental; 8 -  estabelecer parcerias para o desenvolvimento

Embora a ONU tenha estabelecido 2015 como prazo para o alcance das metas, o Paraná, por iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, lançou um desafio para atingi-las até 2010. Surgiu, então, o movimento Nós Podemos Paraná que vem sendo estruturado e coordenado pelo Sistema Fiep, através do Sesi, com o apoio do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis). É com esse objetivo que, o Sistema Fiep.

O movimento - Em junho, mais de 70 pessoas participaram do encontro regional do movimento Nós Podemos Paraná em Reserva do Iguaçu. O prefeito do município, Sebastião Caldas de Campos, acredita que este é um movimento importante porque incentiva e promove o trabalho voluntário, que ainda é muito pequeno, e amplia as ações nas diversas áreas. "Temos que ter muitas frentes de trabalho e para isso precisamos ampliar nosso capital social, que ainda é pequeno, e ampliar parcerias com o empresariado para fortalecer nossas ações."

A Prefeitura municipal de Reserva do Iguaçu tem, entre seus projetos direcionados para os Objetivos, o programa "Compra direta municipal", que busca melhorar a geração de renda e incentivar o produtor local, adquirindo sua produção para a merenda escolar. Além disso, a prefeitura investe na capacitação profissional para ampliar a renda familiar, através de cursos de panificação, cozinha alternativa, aproveitamento de alimentos e o programa Cozinha comunitária.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692