30/08/2007

Iniciativas

Presidente Lula lança o Prêmio ODM Brasil 2007

Iniciativa tem como objetivo valorizar e reconhecer práticas já existentes, além de estimular outras ações que contribuem para avanços nas metas do milênio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quarta-feira (29) a segunda edição do Prêmio ODM Brasil e o Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2007, em solenidade no Palácio do Planalto. O presidente ressaltou que o Prêmio foi criado como uma forma de estimular a sociedade civil e os entes federativos a assumirem a responsabilidade de tentar cumprir pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). "Não vejo os ODM como obstáculos. Os vejo como um estímulo, por saber que temos oito problemas e que assumimos o compromisso moral de cumpri-los", afirmou.

O presidente disse que acredita ser plenamente possível a todos os países da América do Sul resolverem o problema da fome e da miséria antes de 2015. Ele afirmou também que o Brasil está no caminho certo em relação à educação.

Para o ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, responsável pela coordenação do Prêmio ODM Brasil 2007, a iniciativa tem como objetivo valorizar e reconhecer práticas já existentes, além de estimular outras ações, muitas vezes anônimas, que contribuem para avanços nas metas do milênio e para que o país seja mais digno e mais justo.

Segundo o ministro, muitas das iniciativas implantadas resultam de parcerias entre empresas, organizações populares, e governos, superando até uma certa dicotomia de que as entidades originárias do mundo das elites não podem trabalhar junto com os movimentos populares e vice-versa. "Com o Prêmio estamos aprendendo a trabalhar juntos em prol de causas comuns", ressaltou.

Segundo a representante da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Kim Bolduc, o Prêmio ODM Brasil é uma prova de que há no país um comprometimento do governo e da sociedade para o cumprimento dos Objetivos do Milênio.

Oded Grajew, que representou o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, afirmou que o Prêmio ODM Brasil sinaliza que é possível empreender ações nos governos e na sociedade civil para atingir as metas do milênio. "Tenho a certeza de que se cumprirmos os ODM deixaremos 'nossa casa' no mínimo do mesmo jeito que a encontramos", enfatizou.

O Prêmio ODM Brasil foi criado pelo Governo Federal, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil que contribuem para o cumprimento dos ODM.

As inscrições para a segunda edição do Prêmio estão abertas de 29 de agosto a 31 de outubro e podem ser feitas pelo site www.odmbrasil.org.br ou pelo correio, com o envio da ficha de inscrição e os documentos solicitados no regulamento para o endereço Escola Nacional de Administração Pública (Enap) - SAIS Área 02-A - 70.610-900 - Brasília (DF).

Relatório Nacional - A ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, apresentou o Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2007. O documento é uma prestação de contas que o governo faz à comunidade brasileira e à sociedade internacional sobre as iniciativas implementadas para o alcance dos ODM. "A partir dos dados divulgados hoje fica claro que houve uma significativa melhora na vida da população no que se refere ao cumprimento dos ODM", disse a ministra.

O Relatório destaca ações nas áreas de combate à pobreza, melhoria na educação, igualdade de gênero, queda nos índices de mortalidade infantil, saúde materna, combate à AIDS, malária e outras doenças, sustentabilidade ambiental e parceria global para o desenvolvimento.

Clique aqui para baixar o relatório

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692