17/08/2007

Objetivos do Milênio

Nós Podemos Paraná realiza oficina de Elaboração de Projetos em Candói

O município de Candói sedia nesta terça (21) e quarta-feira (22) a Oficina de Elaboração de Projetos e Identificação de Fontes de Financiamento não Reembolsável, promovida pelo Movimento Nós Podemos Paraná, para os municípios da região Centro Sul. Será na Associação dos Servidores Públicos Municipais, ao lado do estádio e próximo à entrada de Candói.

A oficina é gratuita e tem 50 vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever pelo site www.nospodemosparana.org.br. Para a participação é indispensável levar material reciclável (garrafas pet, latas, papelão) além de cola, tesoura, estilete, fita crepe, entre outros. Este curso nasceu da necessidade e anseio dos participantes dos Círculos Locais de Trabalho da região, que integram o Movimento Nós Podemos Paraná.

Os trabalhos são conduzidos pelo analista de projetos Ângelo Tadini e têm como foco as técnicas de elaboração de projetos, como captar recursos e como identificar fontes de financiamento não reembolsáveis. O público alvo são integrantes de órgãos públicos e de entidades sem fins lucrativos que têm interesse em aprender a elaborar projetos.

Módulos - A oficina se divide em seis módulos que serão apresentados em 16 horas de curso, durante dois dias. Com o objetivo de contextualizar as questões referentes aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o primeiro módulo aborda o advento das grandes conferências nos anos 90 e dos ODM, dando destaque para os Indicadores de Desenvolvimento da Região, elaborados pelo Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis). O segundo módulo foca as principais premissas que antecedem a elaboração de projetos, motivando os participantes a trabalharem com as ações pró-ativas do planejamento.

Já o terceiro módulo ensina, "passo a passo", a elaboração de projetos, destacando os principais itens componentes de um projeto de captação de recursos. No quarto módulo os participantes aprendem a preencher a elaboração de um plano de trabalho, que normalmente é exigido pelas principais fontes de financiamento. O quinto refere-se à identificação de fontes de financiamento não reembolsáveis. No último módulo há um trabalho em grupo, buscando trabalhar a elaboração de um pré-projeto.

Nós Podemos Paraná - O Movimento Nós Podemos Paraná teve início em 2006 como uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, que vem sendo desenvolvida pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi, com o apoio do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis). Embora A ONU tenha estabelecido 2015 como prazo para o alcance das metas, o Paraná, através do Sistema Fiep, lançou um desafio para atingi-las até 2010.

Em junho último, o Núcleo Regional do movimento, que tem a sede em Guarapuava, realizou, em Reserva do Iguaçu, um encontro para discutir ações para fortalecer e ampliar parcerias, visando alcançar as metas para os oito Objetivos do Milênio até 2010. Na ocasião, os participantes conheceram os indicadores do Milênio da região Centro Sul e de seus municípios, além de uma breve análise de sua situação frente aos objetivos estabelecidos. A análise dos Indicadores do Milênio é uma contribuição do Orbis ao movimento, que pretende servir de apoio aos grupos de trabalho, já que as informações permitirão identificar as áreas mais oportunas para projetos e ações a serem desenvolvidos.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692