31/07/2007

Mobilização

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade será comemorada de 5 a 11 de agosto

No Paraná, as atividades estão sendo coordenadas pelo movimento Nós Podemos Paraná

O Paraná está se mobilizando para participar das atividades da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade que acontece em todos os pais de 5 a 11 de agosto. Como parte das programações, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi, promove, no dia 09 de agosto, às 9 horas, a palestra "A Força da Contagiante da Superação", ministrada pelo jovem surfista, paraatleta e campeão mundial de Triathon, Pauê. A palestra será no auditório Mario De Mari, no Cietep, avenida Comendador Franco,1341, em Curitiba, e será transmitida por teleconferência para trinta cidades do Estado.

O Movimento Nós Podemos Paraná está fazendo uma campanha em todo Estado, através dos seus 18 Núcleos Regionais, para que, durante a Semana pela Cidadania e Solidariedade, a sociedade se mobilize e participe com ações e projetos contemplando os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A coordenadora do movimento, Maria Aparecida Zago Udenal, pede também que os projetos sejam inscritos no site do movimento www.nospodemosparana.org.br, ou enviados para o e-mail odm@fiepr.org.br, com o assunto "Projeto Semana de Cidadania e Solidariedade".

O que é -  A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade é uma semana de informação, conscientização e mobilização para o exercício da cidadania por meio da prática da solidariedade. É um fato pontual dentro do processo permanente de mobilização nacional. Teve seu início entre 9 e 15 de agosto de 2004, como um momento para a reflexão, discussão e definição de ações práticas e concretas.

Se propõe a organizar uma agenda unificada do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, com a realização dos mais diferentes eventos e atividades. E, ainda, promover um balanço inicial - e em seguida, anual - da sociedade e dos governos quanto ao compromisso e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil.

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade tem como inspiração o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho - suas crenças e valores, tendo como março o dia 9 de agosto, aniversário da sua morte. É dele a frase que inspira a Semana pela Cidadania e Solidariedade: "há muito que fazer e cada um de nós pode fazer algo".

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692