27/07/2007

Objetivos do Milênio

Londrina ganha Núcleo Regional do movimento Nós Podemos Paraná

Com este, são 18 Núcleos Regionais implantados no Estado para fortalecer e ampliar parcerias na conquista das metas dos Objetivos do Milênio, até 2010

Foi implantado em Londrina, nesta quinta-feira (26), o 18º. Núcleo Regional do Movimento Nós Podemos Paraná - Oito Jeitos de Mudar o Mundo. O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, abriu o evento e ressaltou que o desenvolvimento sustentável passa pelo desafio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

"O alcance dos objetivos passa pela eliminação da pobreza e do cuidado com o meio ambiente. Isso é interesse de toda a sociedade, por isso é de extrema importância que todos - sociedade civil, poder público e iniciativa provada - estejam unidos nesta causa", disse.

O evento contou com a participação de 170 lideranças, a maioria empresários da região norte. "Isso mostra o interesse do setor produtivo com os ODM e em realizar ações sustentáveis. Só com a cooperação estratégica dos três setores vamos enfrentar o desafio da sustentabilidade", afirmou Rocha Loures, ressaltando que as empresas podem colaborar ainda mais, disponibilizando para a sociedade modelos de gestão empresarial. O encontro em Londrina fechou a série de eventos em todas as regiões do Estado.

O gerente regional Norte do Sesi e Senai, Marcelo Passi Mafra, disse que os trabalhos terão continuidade com reuniões mensais com todos os interessados e que a próxima reunião traçará o plano de ação do movimento em Londrina.

A secretária municipal de educação, Carmem Lúcia Báccaro Spost, anunciou que dos trabalhos em grupo realizados durante o encontro, surgiu uma idéia e uma intenção de ofertar educação integral no bairro Novo Amparo, em parceria com a Associação Mãos Estendidas. Segundo a secretária, poderá ser um projeto piloto para a rede de educação integral que se deseja implantar em Londrina.

O Novo Amparo é um bairro carente de Londrina, com alto índice de violência e alta concentração de crianças que permanecem nas ruas após o período da escola, à mercê do assédio de traficantes e outros adultos que visam utilizar os menores como seus trabalhadores para pequenos assaltos, como pedintes, entre outros. Não se verificam no bairro atividades sociais e educacionais suficientes para garantir que as crianças tenham seu desenvolvimento sócio-cultural incentivado e preservado. A Associação Mãos Estendidas é uma organização não-governamental que mantém, através de contribuições e trabalhos voluntários, diversos projetos de cunho social no bairro.

O empresário Francisco Ontivero, proprietário da empresa Móveis Brasíla disse que o encontro foi muito bom e que o movimento Nós Podemos Paraná vem atender ao anseio de Londrina. "Vem reforçar um trabalho de responsabilidade social que já fazemos em nossa empresa, com a participação voluntária dos nossos colaboradores".

Um dos projetos apoiados pela Móveis Brasília é a Escola Oficina Pestalozzi, que apresentou durante o encontro um coral formado por  crianças e adolescentes que atende. A Escola se localizada na região Sul de Londrina, onde se concentra o maior índice de pobreza. O trabalho tem por objetivo resgatar a qualidade das relações entre as pessoas e a comunidade local, bem como o cultivo de seus valores. Ela presta apoio social básico em contra turno escolar a 180 crianças num total de 144 famílias, inclusive com atendimento odontológico em consultório próprio doado pela Fundação Elber Giovane. Participam diariamente de oficinas pedagógicas como teatro, capoeira, esporte, música, informática jogos e brincadeiras, trabalhos manuais e hora do conto. A coordenadora da escola é Helena Vargas e o telefone é 33411695.

O empresário Massaru Omischi, da Técnica Canadá - Engenharia e Construções Ltda e também diretor do Sinduscon do Norte Paraná disse que os empresários estão mais participantes e comprometidos com o social, porque perceberam que o Poder Público nem sempre tem a visão necessária para conduzir o processo sozinho. Destacou a parceria do Seconci - Serviço Social da Construção Civil com o Sesi para desenvolver ações direcionadas às famílias dos trabalhadores das empresas filiadas ao sindicato.

O empresário Ary Sudan, da empresa Rondopar, defendeu a importância das empresas se comprometerem com a Responsabilidade Social, salientando entre os projetos que sua empresa participa o Bom Aluno, Educação do Trabalhador e Pingo d'água (educação para

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692