Conhecimento - 13/04/2016

Sustentabilidade foi o tema da reunião do núcleo ODS de Curitiba e RMC

Mais de 60 pessoas participaram do encontro que aconteceu na FAE, em Curitiba

A terceira reunião do ano do núcleo ODS de Curitiba e RMC aconteceu ontem (12), na FAE, em Curitiba. Estiveram presentes mais de 60 pessoas e a programação contou com duas palestras sobre sustentabilidade, indicação  do representante do PR no Movimento Nacional ODS Nós Podemos e informes dos grupos de trabalho, além da assinatura do Termo de Adesão em prol dos ODS feita por algumas instituições. 

clique para ampliarclique para ampliarInstituições aderiram ao movimento em prol dos ODS. (Foto: Divulgação)

O professor Devanir Simões "Zeca", do ISAE, destacou a questão do consumo e do seu impacto. “80% das coisas que consumimos, nós não precisamos, e compramos com um dinheiro que não temos”, salientou.

O professor ainda levantou a necessidade de fazer uma reflexão tendo como base os 5R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reeducar e Replanejar. “Pelo nosso padrão de consumo  precisaríamos de 30% de planeta a mais, por isso, podemos reverter este impacto diminuindo o nosso consumo”, destacou o prof. Zeca.

O vice-presidente da Novozymes, Pedro Fernandes, apresentou um projeto voltado para a área da Educação que será realizado em parceria com o Colégio Sesi de Araucária. O objetivo é que, por meio de um aplicativo, os alunos sejam incentivados a pensar em soluções para o alcance do ODS 1 (Miséria), ODS 2 (Fome) e ODS 6 (Água). “Queremos transformar a visão dos alunos utilizando como base os ODS”, disse Pedro.

Sobre a indicação do representante do PR no Movimento Nacional ODS Nós Podemos, Diva Irene da Paz Vieira (Sesi) foi indicada como titular e Maurício Degelmann (Instituto GT3) como suplente. Os demais núcleos serão consultados, caso alguém tenha interesse em participar.

Nos informes dos grupos de mobilização e comunicação foram relatadas as atividades em andamento e os próximos passos, como a realização de uma capacitação, com o apoio do Sesi, e a produção de um plano de comunicação, com apoio do UniCuritiba.

Na reunião, assinaram o Termo de Adesão do Movimento as instituições: Associação Solidários pela Vida – SOVIDA; Colégio Adventista Boqueirão; Organização Ambiental Sócio Agro Artes Cultural Brinque e Limpe; Secretaria Municipal de Educação de Curitiba; Rotary Club de Curitiba Sítio Cercado - Distrito 4730 e Decretons Assessoria Industrial e Empresarial. 

A próxima reunião será no dia 10 de maio, às 14h, na FAE.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692