12/07/2007

Objetivos do Milênio

Movimento Nós Podemos Paraná realiza encontro em Londrina

O objetivo é mobilizar e conscientizar empresários, poder público e a comunidade local e da região da importância de direcionar projetos e ações para o alcance dos objetivos do milênio.

Londrina será sede o 18º Núcleo Regional do Movimento Nós Podemos Paraná - 8 jeitos de mudar o mundo. Para isso será realizado um grande encontro regional no próximo dia 26, que vai reunir instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e lideranças da sociedade civil. Podem participar também cidadãos que queiram trabalhar para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e suas metas.  As inscrições podem ser feitas pelo site www.nospodemosparana.org.br ou pelo telefone 0800-646-0008.

Segundo a coordenadora estadual do movimento, Maria Aparecida Zago Udenal, a implementação de um empreendimento dessa natureza depende da iniciativa das lideranças e da articulação da sociedade. "A disposição dos empresários e a vontade política são decisivas para a obtenção de resultados efetivos. Além disso, só mudamos a realidade global a partir do conhecimento da realidade local e ninguém melhor do que a comunidade, as prefeituras e as lideranças locais para conhecer as fortalezas e os problemas a serem resolvidos".

Encontros Regionais do movimento Nós Podemos Paraná já foram realizados, este ano, em 15 cidades. Em 2006, no mesmo período, o movimento iniciou os encontros regionais, mobilizando cerca de 4.000 pessoas num processo de reflexão, que deu origem aos Núcleos Regionais (16), com uma coordenação regional, que mantêm reuniões periódicas. Este ano foi aberto mais um Núcleo Regional em Foz do Iguaçu e no próximo dia 26 será a vez de Londrina sediar um Núcleo Regional.

Objetivos do Milênio - No ano 2000, a ONU realizou a Cúpula do Milênio, com 189 países e estabeleceu oito objetivos e 18 metas para melhorar a qualidade de vida da população mundial. E o Brasil é um dos países signatários desse pacto. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também conhecidos como os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são estes: 1- erradicar a extrema pobreza e a fome; 2- atingir o ensino básico universal; 3- promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4- reduzir a mortalidade infantil; 5- melhorar a saúde materna; 6- combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7- garantir a sustentabilidade ambiental; 8- estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Embora a ONU tenha estabelecido 2015 como prazo para o alcance das metas, o Paraná, através Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), lançou um desafio para atingi-las até 2010. É com esse objetivo que, o Sistema Fiep, através do Sesi, vem apoiando e colaborando com a articulação, mobilização e fortalecimento do movimento em todo Estado.

O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, disse que o Sistema, através do Sesi, vai continuar a fomentar a capacitação do capital social, definido por ele como o conhecimento de saber como atuar juntos, para que o Movimento Nós Podemos Paraná se fortaleça por todo Estado e o Paraná possa antecipar em cinco anos o cumprimento dos Objetivos do Milênio definidos pela ONU.

Ele considerou a troca de experiências e vivências, realizadas nos encontros muito importante para mostrar como a sociedade pode se organizar, através do trabalho conjunto dos três setores, num programa de responsabilidade social e cidadania, visando o desenvolvimento sustentável.

Projetos - Os projetos e ações relacionados aos oito Objetivos do Milênio realizados nos 17 Núcleos Regionais já implantados estão disponibilizados para implantação em outras localidades interessadas e podem ser consultados no site www.nospodemosparana.org.br. Cada Núcleo reúne um grupo de municípios e realiza periodicamente reuniões para discutir ações, projetos e parcerias, além de trocar experiências entre projetos bem sucedidos nos municípios e que podem ser implantados por outros.

O que é - O movimento Nós Podemos Paraná é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, apoiada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e é representado por um conjunto de empresas, governos e organizações sociais que aceitaram o desafio de trabalhar para que o Paraná atinja as metas dos 8 Objetivos  de Desenvolvimento do Milênio em 2010, cinco anos antes do estabelecido pela ONU, que é 2015.

O Sistema Fiep, através do Sesi, aceitou o desafio de estruturar e articular o movimento e ao mesmo tempo conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos. Para isso conta com a parceria do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), responsável por monitorar as ações que envolvem o cumprimento dos objetivos e alertar a sociedade civil e os governos locais das prioridades existentes na região.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692